26 de abril de 2016
Rio começa campanha de vacinação de grupos de risco contra h1n1
A vacinação contra a gripe começou nesta segunda-feira,25, em todo o estado do Rio de Janeiro para gestantes e crianças entre 6 meses e 5 anos, além de pacientes renais crônicos. A determinação da Secretaria Estadual de Saúde tem por objetivo antecipar, de forma preventiva, a imunização desses grupos que estão classificados como prioritários na Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe do Ministério da Saúde.
A campanha nacional tem início previsto para o próximo dia 30, quando a vacina estará disponível também para as demais populações alvos, como idosos a partir de 60 anos, mulheres até 45 dias após o parto, profissionais de saúde, além de outros doentes crônicos, presos e funcionários do sistema prisional.
“Procuramos realizar essa antecipação por conta do aumento de casos da gripe h1n1 no Sul do país e em São Paulo.
Esperamos atender de 3 a 4 milhões de pessoas durante os dias de vacinação. Nos assustou o número de pessoas que se ausentaram na campanha do ano passado, mas acredito que o mesmo não ocorra agora, visto que há uma conscientização maior sobre prevenir a doença”, explicou o secretário estadual Luiz Antônio Teixeira Júnior, confirmando que foram registrados, somente este ano, 45 casos da doença e 14 mortos.
O secretário municipal de saúde (RJ), Daniel Soranz, reforçou: “trabalhamos com a projeção de que 1,2 milhão de pessoas sejam imunizadas, e que 1,5 mil internações e 200 óbitos sejam evitados. É um vírus que está circulando pelo país e necessita de atenção, especialmente com o inverno se avizinhando, que triplica as chances de transmissão e morte pela gripe”, alertou.
Fonte: O Dia