Governo do Rio de Janeiro Rio Poupa Tempo na Web Governo Aberto RJ
Acessibilidade na Web  Aumentar letra    Diminuir letra    Letra normal
Home Fique por dentro Clipping CIEVS Clipping CIEVS
25 de abril de 2016
Em meio a caos provocado por terremoto, médico equatoriano atende na rua, Equador

O médico Marcelo Puma não pensou duas vezes e, quando a terra parou de tremer em Pedernales, no noroeste do Equador, colocou mãos à obra. Pouco depois, tinha instalado seu consultório em plena rua, onde atende pessoas que ficaram feridas devido ao terremoto de magnitude 7,8 ocorrido há uma semana.

"Toda a cidade está destruída, meu consultório está a ponto de desmoronar. A necessidade me obrigou, já que há tantas pessoas com dores de traumatismos, a dar atendimento na rua e organizar a comunidade do meu bairro", disse o clínico-geral à Agência Efe.

Na calçada, embora pareça incrível, com o apoio de outros três médicos, o veterano médico presta serviço. "É muito penoso, mas é necessário, o povo precisa urgentemente de tratamento anti-inflamatório, porque muitos têm dores. Ficaram sem casas e foram atingidos por destroços", afirmou. "É preciso fazer hoje, porque talvez não possamos fazer amanhã", acrescentou.

O clínico geral, que também tem distribuído alimentos, contou que em um dia ele e seu grupo distribuíram entre 400 e 500 refeições. Ele explicou algumas das dificuldades de sua missão e que teve que negociar para receber, da capital Quito, os equipamentos necessários para dispor de um gerador para ter luz elétrica. Essas dificuldades são vencidas, segundo ele, "com muita vontade, com o apoio de muita gente e devido à urgência do momento, pois os moradores foram pedir ajuda pouco depois da série de prolongados tremores".

Puma utilizou palavras como "desolador" e expressões como "imagem desastrosa", e descreveu o tremor como "aterrorizante, inimaginável". "Pedernales é uma cidade devastada, que não tem absolutamente nada. Antes não tinha, e hoje tem menos ainda", afirmou ele, que pede "que as grandes empresas e as pessoas de organizações internacionais que ajudem".

Fonte : Agência EFE

Secretaria de saúde
Links interessantes:
PET Rio sem fumo Rio imagem 10 minutos salvam vidas Xô, Zika !!