14 de novembro de 2017
Testes confirmam febre amarela em macacos, SP
Alerta no setor de Epidemiologia em São João del-Rei: dois macacos encontrados sem vida na comunidade de Goiabeiras podem ter sido infectados por febre amarela. Os corpos dos dois primatas foram recolhidos e tiveram material biológico encaminhado para testes. Se os resultados aguardados para as próximas semanas forem positivos, os animais se somam a outros dois encontrados na Casa da Pedra, ambos com morte já confirmada pela doença em setembro.
Todos esses casos chamam a atenção para a necessidade de vacinação contra a febre amarela. Ao mesmo tempo, no entanto, fica um pedido por quebra de tabus: “Os macacos não são transmissores diretos da doença para humanos. São vítimas como todos nós e, na realidade, são termômetros importantes para indicar locais de atenção, por exemplo. Nenhum animal deve ser exterminado. A luta precisa ser contra o mosquito vetor do problema e em prol da aplicação de vacinas”, explica a coordenadora de Epidemiologia em São João, Eliene Freitas. Também de acordo com Eliene, não há qualquer registro de infecção por febre amarela em humanos na cidade. “Em março deste ano houve uma notificação no município, mas envolvendo um paciente de Conselheiro Lafaiete que passou pela região. Posteriormente, após a realização de exames, a incidência da patologia foi descartada”, comenta.
A constatação das duas mortes em primatas causadas por febre amarela e a suspeita de outros dois casos animais, porém, voltam a alertar sobre a presença do problema. “Todo cuidado é necessário para que não tenhamos infecções pela doença. Não há motivo para pânico, mas atenção à saúde e medidas simples de proteção, como a vacina, aplicada gratuitamente”, destaca Eliene.
http://www.gazetadesaojoaodelrei.com.br/site/2017/11/testes-confirmam-febre-amarela-em-macacos/