13 de janeiro de 2017
Cartilha infantil ensina como combater o Aedes aegypti

O Núcleo Operacional Sentinela de Mosquitos Vetores (Nosmove) da Fiocruz acaba de lançar a cartilha Os pequenos mosqueteiros contra dengue, zika e chikungunya. Destinado ao público infantil, o material é apresentado em uma edição colorida e dinâmica que favorece a comunicação com as crianças. A cartilha insere conteúdos fundamentados no conceito da Promoção da Saúde que contribuem para a formação de cidadãos conscientes e responsáveis pela construção de ambientes saudáveis.
Na cartilha são apresentados conhecimentos, desafios e curiosidades sobre o mosquito Aedes aegypti. Também conta a história de três personagens: Ana, Chico e João, que apresentam os hábitos e comportamentos do Aedes aegypti, principal mosquito vetor dos vírus dengue, zika e chikungunya. A cartilha desperta o olhar infantil para o conhecimento sobre a biologia do mosquito e os principais criadouros utilizados por ele para realizar a oviposição, além de reforçar as ações de prevenção.
Apesar de ser voltada para o público infantil, a cartilha tem informações científicas, corretas e precisas, validadas por pesquisadores da área. Mas tudo em linguagem acessível que permite que, mesmo as crianças que ainda não dominam o processo de leitura e de escrita, possam se beneficiar com o conteúdo.
A produção da cartilha durou seis meses e contou com a colaboração de pesquisadores do IOC/Fiocruz, da Escola Nacional de Saúde Pública (Ensp/Fiocruz) e do Instituto Nacional de Infectologia (INI/Fiocruz) e ainda de profissionais da Secretaria Estadual de Saúde (SES) do Rio de Janeiro e da Universidade de São Paulo (USP). A SES vai reproduzir o material para ser distribuído em escolas fluminenses, com apoio das secretarias municipais e da Secretaria de Estado de Educação (Seeduc).
Você pode baixar aqui a cartilha.
Você pode, também, baixá-la na seção Dados e documentos. Basta clicar, na parte superior da página, na aba “Publicações”.