Governo do Rio de Janeiro Rio Poupa Tempo na Web Governo Aberto RJ
Acessibilidade na Web  Aumentar letra    Diminuir letra    Letra normal
Home Fique por dentro Notícias Notícia
23 de janeiro de 2015
Hemorio lança campanha para doação de sangue no Carnaval

Hemorio lança campanha para doação de sangue no Carnaval

Chegou a hora dos tamborins se unirem à cidadania e à solidariedade. A 12ª edição da campanha "Vista a Fantasia da Solidariedade", iniciou nesta quinta-feira (22), na sede do Hemorio, com a presença do secretário de Saúde Felipe Peixoto, da bateria da Escola de Samba Unidos de Vila Isabel e da corte do Carnaval, formada pelo Rei Momo, Rainha e princesas, além da porta-bandeira da Escola de Samba Beija-Flor de Nilópolis. A campanha tem como madrinhas as rainhas de bateria Sabrina Sato e Viviane Araújo. As ações têm como objetivo reforçar os estoques de sangue para o Carnaval, época em que historicamente há uma queda de pelo menos 50% no número de doações voluntárias.

O secretário de Estado de Saúde, Felipe Peixoto, além de prestigiar a campanha também aproveitou para doar sangue no local.

- Na época do Carnaval as doações caem muito e é justamente nesse período em que a demanda aumenta. Sempre doei sangue e incentivo as pessoas a fazerem o mesmo, pois é um gesto de amor que ajuda a salvar vidas - disse o secretário.

A porta-bandeira da Beija Flor, Selminha Sorriso, ressaltou que os foliões não devem esquecer de contribuir para a causa.

- Carnaval é sinônimo de alegria e de solidariedade. Dá para viajar, se divertir e ainda reservar um momento para doar sangue. Não podemos esquecer de fazer nossa contribuição e ajudar as pessoas - afirmou.

O Hemorio abastece com sangue e derivados cerca de 200 unidades de saúde conveniadas ao Sistema Único de Saúde (SUS) e poderia receber o dobro de doações que recebe atualmente. Hoje, no Brasil, apenas 2% da população doa sangue com regularidade. O recomendado pela Organização Mundial de Saúde é de 5%.

Madrinhas - A rainha de bateria da Unidos de Vila Isabel, Sabrina Sato, uma das madrinhas da campanha, disse ter ficado animada com o convite.

- Estou muito feliz em poder participar de uma campanha tão bacana como essa, pois a doação de sangue precisa estar incluída na rotina de todos nós, brasileiros. Sei que nesta época existe uma falta muito grande de doadores, mas todos nós podemos fazer a nossa parte, contribuindo para que os estoques fiquem abastecidos - disse a apresentadora.

A atriz e rainha de bateria da Acadêmicos do Salgueiro, Viviane Araújo, completa 20 anos de desfiles na Marquês de Sapucaí em 2015. Para ela, que já precisou de doações de sangue para a família, participar da campanha é uma honra.

- Sei da dificuldade em se conseguir doadores de sangue e por isso, me solidarizo com a ação, que é primordial para conscientizar a população. Doar sangue é doar vida - explicou.

De acordo com a diretora geral do Hemorio, Simone Silveira, o apoio das escolas de samba tem sido muito importante para a continuidade do sucesso da campanha.

- Desde que a ação foi criada, há doze anos, temos conseguimos manter os estoques para este período, que é crítico. E, a cada ano, buscamos mais parcerias para que o "Vista a Fantasia da Solidariedade" cresça - lembrou a diretora.

Twibbon para perfis na web - A campanha "Vista a fantasia da solidariedade" também está nas redes sociais. O Hemorio criou uma imagem gráfica da máscara de carnaval, que é o símbolo da campanha, para que internautas possam colocar o adorno em suas fotos de perfis na internet e, literalmente, "vestir a máscara". A imagem está disponível no site twibbon.com.

Parceria socioambiental com as Ecotampas - Mais uma parceria promete dar samba. Na abertura da campanha, os doadores que compareceram ao Hemorio receberam uma "Ecotampa" com o símbolo da campanha, produzidos pelo artista plástico Alfredo Borret, a partir de tampinhas de refrigerantes e cervejas.

Quem pode doar sangue? - Para ser um doador de sangue, o voluntário precisa estar bem de saúde, deve trazer um documento oficial de identidade com foto, ter entre 16 e 68 anos e pesar mais de 50 quilos. Não é necessário estar em jejum. O candidato deve somente evitar alimentos gordurosos nas 4 horas que antecedem a doação e as bebidas alcoólicas 12 horas antes. Jovens com 16 e 17 anos só podem doar com autorização dos pais ou responsáveis. O modelo da declaração pode ser adquirido através do site do Hemorio – www.hemorio.rj.gov.br

O Hemorio é o hemocentro coordenador do Estado do Rio de Janeiro, que abastece com sangue e derivados cerca de 200 unidades de saúde, entre elas, as grandes emergências, maternidades e UTIs. No Rio de Janeiro, ainda há mais 25 unidades de coleta de sangue coordenados tecnicamente pelo Hemorio como o Hospital Universitário Pedro Ernesto, em Vila Isabel; Hospital Geral de Bonsucesso e o Instituto Nacional de Cardiologia, em Laranjeiras. Os endereços e horários de funcionamento dos postos podem ser obtidos através do Disque Sangue (0800 282 0708) que esclarece outras dúvidas e agenda a doação com hora marcada.

O Hemorio fica na Rua Frei Caneca, 08 – Centro, ao lado do Campo de Santana e funciona todos os dias (inclusive sábados, domingos e feriados), das 7 às 18 horas.

Secretaria de saúde
Links interessantes:
PET Rio sem fumo Rio imagem 10 minutos salvam vidas Xô, Zika !!