23 de setembro de 2015
SES realiza o 3º Encontro Regional de Coordenadores do Controle de Vetores
A troca de experiências entre os técnicos municipais marcou o 3º Encontro Regional de Coordenadores do Controle de Vetores, realizado pela Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro (SES-RJ) entre junho e agosto nas regiões Serrana, Norte, Noroeste, Médio Paraíba, Centro Sul, Metropolitana I, Baía de Ilha Grande, Metropolitana II e Baixada Litorânea. A apresentação de estratégias inovadoras no controle dos mosquitos transmissores da dengue, febre amarela, chikungunya e zika vírus serviram como estimulo para o aperfeiçoamento constante das ações de rotina.
A revelação das principais dificuldades enfrentadas pelos técnicos municipais, como a falta de recursos para as atividades diárias e monitoramento da saúde do trabalhador, apontou caminhos que podem levar à solução desses entraves. Caminhos como, por exemplo, a destinação de um percentual de recursos específicos para o controle do Aedes aegypti e a regionalização do monitoramento da colinesterase dos servidores com o apoio do estado.
Os coordenadores mostraram-se muito satisfeitos e se sentiram prestigiados pela iniciativa da SES. Eles agradeceram aos técnicos da Coordenação de vigilância Ambiental em Saúde do Trabalhador, da Divisão de Controle de Vetores (CVAST/DCV) a condução do evento, bem como as orientações dadas para a construção de planos estratégicos, alcance das metas de cobertura e realização dos quatro Levantamentos de Índice Rápido para o Aedes aegypti (LIRAa) pactuados e esclarecimento de dúvidas sobre o programa do Ministério da Saúde de incentivo financeiro para a qualificação das ações de Vigilância em Saúde.
Desta forma, o encontro alcançou seu objetivo, promovendo a interação entre o estado e os municípios e estimulando a colaboração das suas respectivas áreas técnicas na busca do aprimoramento das ações da Vigilância Ambiental.