02 de outubro de 2015
Amamentação ajuda a prevenir o câncer de mama
O leite materno é forte, nutritivo e protege contra várias doenças, alergias, asma, desnutrição e problemas respiratórios e dentários. Mas com a amamentação a mãe, além de alimentar o bebê, transmite o amor, o carinho e a segurança importantíssimos para o desenvolvimento dele. Ou seja, benefícios para o bebê não faltam. Mas você sabia que a amamentação também é fundamental para a saúde das mães e auxilia na prevenção do câncer de mama?
Isso mesmo! Mulheres que amamentam por mais de seis meses têm menos chances de desenvolver a doença devido à substituição de tecido glandular por gordura nas mamas. A amamentação é uma proteção natural, mas alguns cuidados devem ser tomados durante o período de aleitamento para preservar a saúde mamária.
Tudo que possa sensibilizar a região deve ser evitado, como o uso de cremes e pomadas – que por hidratar a pele, a deixam mais sensível a fissuras durante a mamada. Essas fissuras podem ser evitadas quando as mães são orientadas pelas equipes de saúde de hospitais e unidades básicas sobre a melhor maneira do bebê ser acomodado para mamar e sobre como abocanhar a mama. A retirada do leite produzido em excesso também é importante para preservar a saúde da mama, evitando problemas como a mastite.
Um estudo recente constatou que 55% das mulheres não fazem o exame das mamas durante a gestação. Mas esse acompanhamento durante o pré-natal é fundamental, já que a amamentação ofusca o diagnóstico precoce do câncer de mama. O ideal é que o exame clínico seja feito uma vez por trimestre.
Leia mais:
Outubro Rosa: conscientização e informação sobre o câncer de mama