Governo do Rio de Janeiro Rio Poupa Tempo na Web Governo Aberto RJ
Acessibilidade na Web  Aumentar letra    Diminuir letra    Letra normal
Home Fique por dentro Notícias Notícia
13 de janeiro de 2016
Benefícios de parar de fumar podem começar após 20 minutos sem tabaco


A Organização Mundial de Saúde (OMS) define o tabagismo como uma doença que provoca alterações físicas, emocionais e comportamentais para os fumantes. Estas modificações são provocadas pela nicotina, uma substância tóxica que causa dependência. No entanto, outras 4.700 substâncias, além de estarem presentes no cigarro, também estão associadas a diversos tipos de doenças, como câncer, doenças coronariana, respiratória e vascular.

Mesmo sabendo dos riscos, parar de fumar não é uma tarefa simples. O organismo do fumante fica acostumado a receber diariamente uma quantidade de nicotina e, quando ele deixa de fumar, passa a sentir a ausência dessa substância. A essa fase dá-se o nome de síndrome de abstinência.

Quando a pessoa para de fumar, pode apresentar alguns sintomas desagradáveis, como dor de cabeça, tonteira, irritabilidade, agressividade, alteração do sono, dificuldade de concentração, tosse, indisposição gástrica e outros. Esses sintomas caracterizam a síndrome de abstinência da nicotina, porém não acontecem com todos que param de fumar. Quando ocorrem, tendem a desaparecer em até duas semanas. Alguns dos sintomas, como dor de cabeça, tonteira e tosse são sinais do restabelecimento do organismo sem as substâncias da fumaça do cigarro.

Mas, em compensação, os benefícios podem ser percebidos rapidamente. Após 20 minutos sem fumar, a pressão sanguínea retoma seus valores normais. Depois de oito horas, o nível de oxigênio se normaliza; com dois dias sem o cigarro, o olfato e o paladar ficam mais apurados; o sistema circulatório se beneficia após duas a doze semanas sem a pessoa fumar. Outra vantagem é que após cinco a dez anos sem uso de tabaco, o risco de derrame (acidente vascular cerebral) e infarto do miocárdio cai a níveis próximos ao das pessoas que nunca fumaram. Quanto mais cedo a pessoa conseguir interromper este hábito, menor será o risco de desenvolver doenças relacionadas ao tabagismo.

Unidades de saúde oferecem atendimento ao público – Já pensou em parar de fumar? Diversas unidades de saúde na cidade do Rio de Janeiro oferecem atendimento ao público. Clique aqui e confira!

Os interessados em parar de fumar que estão situados em outros municípios do Estado podem se informar na unidade de saúde mais próxima e/ou com a Secretaria de Saúde do município em que reside.

Secretaria de saúde
Links interessantes:
PET Rio sem fumo Rio imagem 10 minutos salvam vidas Xô, Zika !!