09 de janeiro de 2013
No verão, fique de olho e proteja-se da conjuntivite
Para os cariocas, o verão é a estação mais esperada do ano. Seja por ser a época de férias e festas ou por oferecer a oportunidade de explorar a cidade no que há de mais bonito: sua paisagem. Neste cenário, a praia certamente está em primeiro lugar. Com isso, devemos estar atentos não só aos cuidados com a pele, mas também com os olhos, pois os casos de conjuntivite tornam-se mais frequentes com a chegada do verão.
A conjuntivite, inflamação na membrana que reveste a parte frontal dos olhos e o interior das pálpebras, pode ser causada tanto por vírus, alergia, como por bactérias. As altas temperaturas, aliadas a maior umidade, praias e clubes lotados, favorecem o aparecimento dos micro-organismos que transmitem a doença e aumentam as chances de contágio. Entre os sintomas estão olhos vermelhos e lacrimejantes, ardência, coceira, inchaço e sensibilidade à luz, podendo durar até 15 dias. Porém, em casos virais, também é encontrado sintoma como secreção mucosa esbranquiçada e, nos casos de conjuntivite bacteriana, secreção purulenta. Em ambos, há, também, a sensação de areia nos olhos.
Para evitar o contágio e a evolução da doença, alguns cuidados são fundamentais, como evitar contato íntimo com pessoas com conjuntivite, uso individual de toalhas e fronhas, principalmente lavar as mãos antes de levá-las aos olhos, mantendo a higiene ocular. Agora, se já estiver com conjuntivite, nada de se automedicar. Vá apenas realizando limpeza com soro fisiológico e compressas de água gelada, pois o tratamento vai depender do tipo, e um médico receitará o mais adequado para o seu caso.
Vale ressaltar que no Brasil não há um número oficial de casos a cada ano porque a doença não é de notificação obrigatória. Mas é importante ficar atento aos locais públicos muito frequentados no verão. Piscinas não tratadas e água do mar, dependendo da contaminação da água, podem ser meios de transmissão sim, e ninguém quer perder alguns dias da melhor estação do ano em casa, não é?
Portanto, cuide-se para aproveitar este período em sua plenitude e viva o verão sem conjuntivite!