09 de setembro de 2016
Oito tipos de câncer são relacionados ao excesso de peso

Pesquisadores relacionaram o aparecimento de oito tipos de câncer com o excesso de peso e a obesidade: estômago, fígado, vesícula, pâncreas, ovário, meningioma (tipo de tumor cerebral), tireóide e mieloma múltiplo (câncer que afeta os plasmócitos, um subtipo de células da medula óssea). No entanto, o estudo mostra que a redução de peso no decorrer do tempo pode reduzir o risco de desenvolver esses tipos da doença.
Segundo os cientistas, existem muitos motivos para a obesidade e o excesso de peso estarem ligados ao risco de se ter câncer. Eles explicam que a gordura aumenta o índice de estrogênio, testosterona e insulina, além de promover inflamação, e esses fatores podem levar ao crescimento de tumores no organismo.
Os pesquisadores também notaram que, na maioria dos tipos listados, quanto maior o Índice de Massa Corporal (IMC), maior o risco de se ter um tumor. O risco de se desenvolver esses tipos de câncer é semelhante para homens e mulheres e os resultados são válidos para todos os continentes.
Essa pesquisa foi baseada na revisão de mais de mil estudos sobre excesso de peso, analisados pela Agência Internacional de Pesquisa do Câncer (IARC, na sigla em inglês). O mesmo grupo que fez a pesquisa encontrou, em 2002, evidências suficientes da ligação do excesso de peso com o risco de desenvolver câncer de cólon, esôfago, rim, mama e útero. Todos os resultados obtidos na pesquisa atual foram publicados no “The New England Journal of Medicine”.