Governo do Rio de Janeiro Rio Poupa Tempo na Web Governo Aberto RJ
Acessibilidade na Web  Aumentar letra    Diminuir letra    Letra normal
Home Fique por dentro Notícias Notícia
09 de novembro de 2016
Novembro Azul promove discussão sobre saúde do homem

Novembro Azul promove discussão sobre saúde do homem

Para cuidar da saúde está muito além de tratar as doenças, é olhar e cuidar do corpo como um todo. Algo que os homens também devem fazer. Pensando nisso, o Ministério da Saúde, por meio da Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem (PNAISH), busca desenvolver ações que possibilitem entender a realidade e promover o cuidado e prevenção dos homens entre 20 e 59 anos de idade. A ideia é reduzir as taxas de mortalidade e morbidade e melhorar a qualidade de vida dos homens.

Atualmente o principal objetivo das políticas públicas é trazer os homens para dentro das Unidades de Saúde, e os retirar da invisibilidade. Assim, o homem jovem assume um papel muito importante na prevenção e busca por informações a respeito dos problemas que o afetam no cotidiano. Segundo dados de 2014 do Ministério da Saúde, a maior parte das doenças que afetam a população masculina são, em geral, consideradas evitáveis por meio de hábitos saudáveis.

A hipertensão arterial, por exemplo, pode ser combatida com hábitos saudáveis tanto na alimentação quanto na prática de exercícios. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), estima-se que pelo menos 50% das doenças do coração e 75% dos acidentes vasculares cerebrais ocorram por conta da hipertensão arterial.

Conforme o Coordenador Nacional da Política de Saúde do Homem, Francisco Silva, destacou e, entrevista ao Blog da Saúde, do Ministério da Saúde, a mudança cultural, independente da idade, é uma oportunidade para conhecer e cuidar de si próprio. “Esse exercício de conscientização e orientação, de chamar a pessoa a participar do tratamento, é contínuo. Participar das ações que são ofertadas e chamar a comunidade como um todo, é um ganho extremamente enriquecedor se o homem se cuida”.

Leia mais:

Novembro azul: campanha conscientiza homens para prevenção do câncer de próstata

Secretaria de saúde
Links interessantes:
PET Rio sem fumo Rio imagem 10 minutos salvam vidas Xô, Zika !!