Governo do Rio de Janeiro Rio Poupa Tempo na Web Governo Aberto RJ
Acessibilidade na Web  Aumentar letra    Diminuir letra    Letra normal
Home Fique por dentro Notícias Notícia
16 de novembro de 2016
Prevenção e Combate à Surdez: Teste da Orelhinha detecta problema precocemente


No dia 10 de novembro foi comemorado, no país, o Dia da Prevenção e Combate à Surdez. Você sabia que qualquer recém-nascido pode apresentar um problema auditivo ainda que não haja casos de surdez na família? Porém, o famoso Teste da Orelhinha, um exame simples feito 48 horas após o nascimento, pode detectar alguma deficiência e, assim, evitar dificuldades na fala e no desenvolvimento da criança.

Rápido e indolor, a Emissão Evocada Otoacústica é obrigatória e gratuita nas maternidades. O médico ou fonoaudiólogo leva de 5 a 10 minutos para realizar o exame, que é feito ainda no berçário, respeitando o sono do bebê, sem causar nenhum desconforto.

Com uma espécie de fone de ouvido colocado na orelhinha da criança, é possível medir a presença de emissões otoacústicas. Ou seja, o aparelho emite estímulos sonoros e registra a resposta auditiva proveniente da contração e distensão das células cocleares, responsáveis por captar os sons.

Segundo dados do Censo Demográfico do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2010, a deficiência auditiva atinge cerca de 9,7 milhões de pessoas no Brasil, sendo que, destas, 344,2 mil são surdas e 1,7 milhão tem grande dificuldade de ouvir. De acordo com a Sociedade Brasileira de Otologia, a cada mil crianças nascidas, três a cinco são surdas.

Secretaria de saúde
Links interessantes:
PET Rio sem fumo Rio imagem 10 minutos salvam vidas Xô, Zika !!