Governo do Rio de Janeiro Rio Poupa Tempo na Web Governo Aberto RJ
Acessibilidade na Web  Aumentar letra    Diminuir letra    Letra normal
Home Fique por dentro Notícias Notícia
16 de novembro de 2016
Cuidados durante primeira infância são essenciais para desenvolvimento

Cuidados durante primeira infância são essenciais para desenvolvimento dos indivíduos e da sociedade

No período desde a concepção até os 2-3 anos de vida, as crianças respondem mais rapidamente às intervenções do que em qualquer outra fase da vida. É um momento único, ideal para estimular o desenvolvimento integral e integrado. Isso inclui saúde, nutrição, afeto, ambiente seguro, proteção e oportunidades de aprendizagem.

A importância do cuidado integral e integrado na primeira infância é comprovada por uma série da publicação científica The Lancet lançada no dia 9 de novembro no Brasil. Segundo a publicação "The Lancet’s new Series, Advancing Early Childhood Development: from Science to Scale", olhar todas essas áreas em conjunto pode trazer ganhos para toda uma geração.

A estimulação precoce e a criação de vínculos em ambiente domiciliar seguro e livre de stress, aumentam o potencial de aprendizagem da criança no ambiente domiciliar e estabelecem as bases para a aprendizagem na escola. Já o aleitamento materno contribui para a saúde materna e infantil, a nutrição, a educação, a redução da pobreza e o crescimento econômico.

Já o oposto, deficiências nutricionais antes da concepção, durante a gravidez e nos primeiros 2-3 anos da criança, podem resultar em atrasos no desenvolvimento ao longo da vida. Além disso, estudos de longo prazo revelam que os problemas de crescimento desde a concepção até os 3 anos de vida têm um grande impacto sobre a saúde do adulto e o capital humano, incluindo baixos níveis educacionais e incidência de doenças crônicas.

Para evitar isso, crianças, famílias e cuidadores precisam ter acesso a políticas públicas de qualidade, desenvolvidas com apoio da sociedade. A atuação integrada e colaborativa entre as diferentes áreas é vital para a sustentabilidade e o sucesso das políticas de desenvolvimento da primeira infância. Só assim será possível atender às múltiplas necessidades das crianças.

O lançamento do The Lancet no Brasil é uma iniciativa do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), Organização Pan-Americana da Saúde/Organização Mundial da Saúde (OPAS/OMS) e Banco Mundial, em parceria com Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal e Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário (MDSA).

Acesse a publicação "The Lancet’s new Series, Advancing Early Childhood Development: from Science to Scale".

Secretaria de saúde
Links interessantes:
PET Rio sem fumo Rio imagem 10 minutos salvam vidas Xô, Zika !!