18 de novembro de 2016
Universidade Aberta do SUS lança curso sobre Microcefalia e estimulação precoce
A Universidade Federal de Santa Catarina, integrante da Rede Universidade Aberta do SUS (UNA-SUS/UFSC) está com matrículas abertas para o novo curso online “Microcefalia e infecção por vírus Zika: abordagem para a estimulação precoce na atenção domiciliar”. O curso integra o Programa Multicêntrico de Qualificação Profissional em Atenção Domiciliar a Distância. Profissionais de saúde podem se matricular até o dia 5 de março de 2017.
O curso irá preparar os profissionais das equipes multiprofissionais da Atenção Básica e da Atenção Especializada quanto ao acompanhamento e o monitoramento do desenvolvimento infantil e também para a realização da estimulação precoce e orientação às famílias de crianças com problemas decorrentes da microcefalia e outros agravos. A carga horária é de 30 horas e o curso será iniciado no dia 21 de novembro.
Para dinamizar os estudos, os conteúdos estão disponibilizados em diferentes mídias e leituras complementares. Além disso, os alunos poderão contar virtualmente com o apoio de monitores. A capacitação é uma iniciativa da Secretaria de Atenção à Saúde, por meio da Coordenação Geral de Atenção Domiciliar (CGAD/DAHU/SAS/MS), viabilizado pelo Sistema UNA-SUS.
As inscrições podem ser feitas aqui.