18 de novembro de 2016
Ministério alerta sobre os riscos do uso indiscriminado de medicamentos antimicrobianos
Medicamentos antimicrobianos não são apenas os conhecidos antibióticos. Eles também podem ser antivirais e antirretrovirais, por exemplo. O problema é que o uso irregular e sem controle pode acabar gerando um problema grave: a resistência antimicrobiana. Quando uma bactéria se torna resistente ao medicamento, ela acaba resultando em doenças mais graves, e com maior número de mortos. E na contramão desse tipo de resistência, faltam novos antibióticos para substituir os antigos que não funcionam mais. Não por acaso, este é, atualmente, um dos maiores problemas para a saúde global.
Para conscientizar a população e profissionais sobre os riscos e cuidados do uso desse tipo de medicamento está sendo realizada até o próximo domingo (20/11) a Semana Mundial de Conscientização do Uso Prudente de Antimicrobianos. Além disso, o Ministério da Saúde , em parceria com outras organizações, vem trabalhando para construir até maio de 2017, um Plano Nacional para enfrentamento da resistência aos antimicrobianos.
Um Plano Nacional é o desafio proposto pela Organização Mundial de Saúde (OMS) para todos os países do mundo. A ideia é que este plano seja capaz de frear o uso irregular e evitar que novas resistências apareçam.