Governo do Rio de Janeiro Rio Poupa Tempo na Web Governo Aberto RJ
Acessibilidade na Web  Aumentar letra    Diminuir letra    Letra normal
Home Fique por dentro Notícias Notícia
21 de novembro de 2016
Número de pessoas com pressão arterial elevada no mundo quase dobrou desde 1975

Número de pessoas com pressão arterial elevada no mundo quase dobrou desde 1975

O número de pessoas no mundo com pressão arterial alta já chega a 1,13 bilhão, quase o dobro do número de casos registrados em 1975. Os dados são de uma pesquisa realizada com apoio da Organização Mundial da Saúde (OMS) e publicada pelo periódico britânico The Lancet. O estudo é considerado o mais amplo já realizado em todo o mundo, com dados sobre a pressão arterial de cerca de 20 milhões de indivíduos.

A agência de saúde da ONU aponta que a elevação da pressão sanguínea deixou de ser uma doença de países ricos. Atualmente, as nações mais afetadas são as da África Subsaariana — os mesmos que continuam lutando contra a mortalidade infantil e materna e também contra o HIV/Aids.

O estudo do The Lancet destaca a crescente relevância das doenças não transmissíveis — e seus fatores de risco — para a saúde pública. Como a mortalidade infantil e a fertilidade caíram rapidamente nas últimas décadas, a proporção de pessoas idosas aumentou e a carga das patologias que afetam essa população também cresceu.

A pressão arterial é um dos principais fatores de risco para doenças cardiovasculares, como ataques cardíacos e acidentes vasculares cerebrais, e pode ser tratada. Em países com menos recursos, sistemas de saúde devem se adaptar para diagnosticar e controlar a pressão alta de modo que adultos possam levar vidas mais longas e mais felizes.

Acesse o estudo na íntegra aqui.

Secretaria de saúde
Links interessantes:
PET Rio sem fumo Rio imagem 10 minutos salvam vidas Xô, Zika !!