Governo do Rio de Janeiro Rio Poupa Tempo na Web Governo Aberto RJ
Acessibilidade na Web  Aumentar letra    Diminuir letra    Letra normal
Home Fique por dentro Notícias Notícia
05 de dezembro de 2016
Curso desenvolvido no Brasil ajuda profissionais de outros países a enfrentar zika

Curso desenvolvido no Brasil ajuda profissionais de outros países a enfrentar zika

Traduzido pela Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) para o espanhol, a capacitação “Zika: abordagem clínica na Atenção Básica”, está ajudando profissionais de saúde de outros países a enfrentar a epidemia do vírus zika. Desde agosto de 2016, quando a versão em espanhol foi disponibilizada pela agência regional da ONU, mais de 8,3 mil participantes já concluíram com sucesso a formação. O índice de certificação ultrapassa 89%, porcentagem considerada pela OPAS como muita satisfatória.

A capacitação tem carga de 40 horas e foi elaborada em parceria com a Universidade Aberta do Sistema Único de Saúde (UNA-SUS), a Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ), a Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS) e o Ministério da Saúde. Os conhecimentos ensinados contêm orientações sobre o comportamento do principal vetor do vírus, o mosquito Aedes aegypti, e sobre o cuidado adequado com os pacientes — desde a suspeita de infecção pelo zika até o acompanhamento de gestantes, lactantes e bebês.

O curso também aborda a notificação dos casos e o papel do profissional enquanto agente de vigilância em saúde e disseminador de informação que pode contribuir para a educação permanente de equipes médicas. A formação é dividida em quatro unidades: aspectos epidemiológicos, promoção da saúde e prevenção da infecção pelo zika; quadro clínico e abordagem das pessoas infectadas pelo vírus; cuidados com as gestantes com suspeita ou confirmação de infecção; e vigilância da infecção pelo zika e suas complicações.

A capacitação, que já estava disponível em português desde o início deste ano na página da UNA-SUS — acesse aqui —, agora pode ser acessada em sua versão em espanhol por meio do Campus Virtual de Saúde Pública da agência da ONU.

Para participar, é necessário criar uma conta na página e efetuar a matrícula, que é gratuita. O acesso ao conteúdo é livre e, ao fim do curso, os participantes recebem um certificado de conclusão. Até o momento, os cinco países com mais matrículas e aprovações são Equador, México, Peru, Honduras e Colômbia. O Equador utilizou o curso como parte da estratégia nacional para controlar o zika e é a nação com o maior número de profissionais certificados.

Secretaria de saúde
Links interessantes:
PET Rio sem fumo Rio imagem 10 minutos salvam vidas Xô, Zika !!