Governo do Rio de Janeiro Rio Poupa Tempo na Web Governo Aberto RJ
Acessibilidade na Web  Aumentar letra    Diminuir letra    Letra normal
Home Fique por dentro Notícias Notícia
05 de dezembro de 2016
OPAS lança publicação sobre tratamento da diabetes com insulina

OPAS lança publicação sobre tratamento da diabetes com insulina

Em fascículo da série “Uso Racional de Medicamentos”, a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) aborda o uso de insulina para o tratamento da diabetes melito. a descoberta da insulina em 1921 foi um marco para a saúde pública no século XX, revolucionando o tratamento da diabetes, que antes era tida como uma doença fatal e desde então passou a ser controlada pela terapia de reposição hormonal.

Avanços tecnológicos posteriores aumentaram a oferta da insulina, além de tornar o produto mais eficiente, seguro e fácil de conservar. As contínuas descobertas da ciência, porém, tiveram seu preço. O insumo ficou mais caro, sobretudo por conta da proteção do tratamento por patentes, que ainda são um obstáculo à redução dos custos da terapia.

Atualmente, os casos de diabetes, uma doença crônica não transmissível, configuram uma epidemia global. Para contornar o problema de saúde pública, um dos desafios apontados por Tacila Pires Mega, autora do novo capítulo “Diabetes melito: ainda a questão da insulina?” é a falta de acesso às insulinas “humanas” ou análogas.

De acordo com a farmacêutica, o tratamento eficaz do distúrbio metabólico depende também de programas de educação que ensinem hábitos saudáveis à população. “Sempre serão necessários esforços integrados da sociedade, gestores, profissionais de saúde, pacientes e produtores de medicamentos para obtenção de resultados permanentes no controle do diabetes melito”, destaca.

Acesse o fascículo aqui

A série “Uso Racional de Medicamentos” da OPAS busca oferecer a profissionais, gestores e usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) informações confiáveis e isentas, com base nas melhores evidências científicas disponíveis.

Secretaria de saúde
Links interessantes:
PET Rio sem fumo Rio imagem 10 minutos salvam vidas Xô, Zika !!