Governo do Rio de Janeiro Rio Poupa Tempo na Web Governo Aberto RJ
Acessibilidade na Web  Aumentar letra    Diminuir letra    Letra normal
Home Fique por dentro Notícias Notícia
18 de janeiro de 2017
Chikungunya: tire suas dúvidas sobre a doença e faça sua parte no combate ao Aedes aegypti

Chikungunya: tire suas dúvidas sobre a doença e faça sua parte no combate ao Aedes aegypti

A medida parece simples e é: bastam dez minutos por dia, uma vez por semana para realizar uma vistoria completa em casa, eliminando possíveis criadouros do mosquito. Apesar de simples, é preciso que a orientação seja praticada por todos, justamente para evitar a proliferação do vetor. Com a chegada do verão e a temporada de chuvas no estado do Rio, a secretaria de Estado de Saúde reforça a necessidade de cada um fazer a sua parte no combate ao inseto, que transmite doenças já consideradas um dos maiores desafios para a saúde pública no mundo.

- A grande maioria dos focos está localizada dentro das casas das pessoas, já que este é um mosquito doméstico. Por isso, é fundamental que todos estejam envolvidos para eliminar possíveis criadouros. Como o ciclo de reprodução do mosquito varia entre 7 e 10 dias, basta que cada um faça uma vistoria semanal em casa, que não leva mais de dez minutos, para garantir que ele não encontre o ambiente que procura para colocar os ovos – explica Alexandre Chieppe, subsecretário de Vigilância em Saúde.

Nesta terça-feira (17/1), o subsecretário esclareceu dúvidas de internautas e forneceu informações sobre o Aedes aegypti e as doenças que o mosquito transmite. Aqui você confere o conteúdo completo.

Secretaria de saúde
Links interessantes:
PET Rio sem fumo Rio imagem 10 minutos salvam vidas Xô, Zika !!