Governo do Rio de Janeiro Rio Poupa Tempo na Web Governo Aberto RJ
Acessibilidade na Web  Aumentar letra    Diminuir letra    Letra normal
Home Fique por dentro Notícias Notícia
03 de fevereiro de 2017
Diabetes Tipo 2: cirurgia feita por Romário exige boa indicação

Diabetes Tipo 2: cirurgia feita por Romário exige boa indicação

Desde que o senador Romário apareceu na mídia, em janeiro, com aparência mais magra não se fala em outra coisa. O ex-jogador de futebol perdeu 10 quilos em apenas 45 dias, resultado de uma cirurgia de interposição ileal, ainda em fase experimental no Brasil, e que não deve ser indicada fora de um protocolo de estudo aprovado pelo Conselho Nacional de Ética em Pesquisa (CONEP).

A Sociedade Brasileira de Endocrinologia (SBE) faz um alerta para as indicações da cirurgia bariátrica/metabólica para pacientes com Índice de Massa Corporal (IMC) maior ou igual a 35. Além dos riscos cirúrgicos, há também complicações após a cirurgia, como deficiências nutricionais. Neste caso, são destacadas as anemias por deficiência de ferro, de vitamina B12 e/ou ácido fólico, deficiência de vitamina D e cálcio e, em alguns casos, atém mesmo a desnutrição.

Romário fez a cirurgia para tratar o diabetes tipo 2. Porém, a SBE ressalta que o sucesso no tratamento da doença é resultado de uma combinação de alimentação adequada, atividade física e medicamentos.

A cirurgia pode ser considerada como opção para adultos com Diabetes Mellitus Tipo 2 e IMC maior que 35. Porém, é necessário uma boa indicação e acompanhamento médico contínuo. Ou seja, nada mais apropriado do que conversar com um médico endocrinologista que vai avaliar a indicação do procedimento mais adequado para cada caso.

Secretaria de saúde
Links interessantes:
PET Rio sem fumo Rio imagem 10 minutos salvam vidas Xô, Zika !!