Governo do Rio de Janeiro Rio Poupa Tempo na Web Governo Aberto RJ
Acessibilidade na Web  Aumentar letra    Diminuir letra    Letra normal
Home Fique por dentro Notícias Notícia
23 de março de 2017
Risco de infarto é oito vezes maior em fumantes menores de 50 anos


Que o cigarro faz mal à saúde isso não é novidade. Mas você sabia que fumantes menores de 50 anos correm oito vezes mais riscos de infarto? É o que indica um estudo publicado recentemente na revista especializada Heart. Apesar de todos os fumantes apresentarem um risco maior de ataque cardíaco do que aqueles que não fumam, o estudo revelou a extensão desse risco nas diferentes faixas etárias.

Para os fumantes entre 50 e 65 anos o risco é cinco vezes maior e para os que têm acima de 65, três vezes maior. Ou seja, o risco diminui com a idade.

A pesquisa analisou dados de 1727 adultos que receberam tratamento para um tipo comum de ataque cardíaco conhecido pela sigla Stemi, entre 2009 e 2012. Esse tipo de infarto do miocárdio é acompanhado por uma mudança no eletrocardiograma (elevação do segmento ST), que revela a morte de uma grande parte do músculo cardíaco.

Cerca da metade dos pacientes era fumante e o resto se dividia em partes quase iguais de ex-fumantes e não fumantes. Em média, os fumantes eram ao menos uma década mais jovens do que os ex-fumantes, ou do que os que nunca tinham fumado, quando sofreram o infarto. Tinham, ainda, duas vezes mais chances do que os não fumantes de sofrer uma doença coronária.

Secretaria de saúde
Links interessantes:
PET Rio sem fumo Rio imagem 10 minutos salvam vidas Xô, Zika !!