Governo do Rio de Janeiro Rio Poupa Tempo na Web Governo Aberto RJ
Acessibilidade na Web  Aumentar letra    Diminuir letra    Letra normal
Home Fique por dentro Notícias Notícia
21 de março de 2017
Meningite C: vacinação de crianças e adolescentes é fundamental


Você certamente já ouviu falar em meningite, mas será que sabe exatamente como é esta doença? A meningite é uma doença que se caracteriza por um processo inflamatório nas membranas que envolvem o cérebro e a medula espinhal. Ela pode ser causada por bactérias, vírus, fungos e parasitas, mas os tipos causados por vírus e bactérias são os mais importantes para a saúde pública por conta do número de casos, e por ter potencial para causar surtos. A doença pode atingir pessoas de todas as idades, mas de 30 a 40% dos casos notificados ocorrem em crianças menores de dez anos de idade.

Por isso a vacinação dos pequenos é fundamental! Mas não são só crianças que devem se vacinar, adolescente também. No início deste ano, o Programa Nacional de Imunizações (PNI) ampliou a oferta da vacina Meningocócica C. Agora, a dose de reforço pode ser administrada em crianças menores de cinco anos de idade. Além disso, há uma nova dose para adolescentes entre 12 e 13 anos de idade, sendo que até 2020 também serão imunizados adolescentes entre 9 e 13 anos.

A ampliação no Calendário de Vacinação é um passo muito importante para ajudar no controle da incidência da doença no país, que, apesar de ter sofrido uma redução significativa, ainda é considerada endêmica. Dados comparativos entre o ano de 2010 e 2016, período em que a vacina está disponível no SUS, mostram que o grupo C ainda é o mais prevalente no país. Em 2016, foram notificados 1.083 casos de meningite meningocócica, destes cerca de 60% foram do sorogrupo C, seguido por 25% do sorogrupo B. Comparando o período de 2010 e 2016, houve redução da incidência, de 1,54 para 0,65 por 100 mil habitantes, respectivamente.

Prevenção
A população deve ter conhecimento sobre os sinais e sintomas da doença e a disponibilidade de medidas de prevenção. Além da vacina, algumas medidas básicas de higiene também são muito importantes para evitar a infecção, como lavar sempre as mãos, cobrir a boca ao tossir ou respirar e não compartilhar itens de uso pessoal com outras pessoas. Isso porque, em geral, a transmissão é de pessoa a pessoa, por meio das vias respiratórias, por gotículas e secreções da nasofaringe.

A meningite é uma doença grave e caracteriza-se por febre, dor de cabeça, náusea, vômito, rigidez de nuca, prostração e confusão mental. Pode ainda causar delírio e coma. Dependendo do grau de comprometimento, o paciente poderá apresentar também convulsões, paralisias, dentre outros sintomas. Casos fulminantes com sinais de choque também podem ocorrer.

Secretaria de saúde
Links interessantes:
PET Rio sem fumo Rio imagem 10 minutos salvam vidas Xô, Zika !!