24 de março de 2017
Secretaria de Saúde faz reunião com municípios para orientações sobre vacinação de febre amarela
A Secretaria de Estado de Saúde promoveu nesta quinta-feira (23/03) mais um encontro técnico com representantes de municípios fluminenses para acertar estratégias e orientar as equipes de atendimento em relação a vacinação contra febre amarela. O encontro contou com a presença de técnicos da Subsecretaria de Vigilância em Saúde, Laboratório Noel Nutels e pesquisadores da Fiocruz/Bio-Manguinhos, e serviu para tirar dúvidas de médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem, principalmente em relação à contraindicações e público alvo da vacina.
- Estamos avaliando permanentemente o cenário da febre amarela no estado e adotando ações imediatas para controlar a presença da doença. Esses encontros são importantes para que possamos passar aos municípios as informações necessárias para que essas ações sejam implantadas de forma correta, para beneficiar a população – explicou o secretário de Estado de Saúde, Luiz Antônio Teixeira Jr.
Estiveram presentes representantes de 40 municípios, tanto daqueles que já estão realizando vacinação de bloqueio quanto de municípios que vão começar a imunização no final deste mês. Para o pesquisador em saúde pública da Fiocruz, Luiz Antônio Bastos Camacho, que participou do encontro, essa é uma oportunidade de troca de informações entre o pesquisador e o profissional que está atuando diretamente no atendimento à população.
Os palestrantes destacaram que a vacina contra a febre amarela é um imunizante que já existe no Programa Nacional de Imunização do Ministério da saúde, mas que agora passará a ser aplicado em quantidade superior à da rotina, e que por isso é importante identificar todas as pessoas que forem vacinadas. Os representantes dos municípios receberam, ainda, orientações sobre a importância das notificações sobre quantitativo de pessoas imunizadas e eventuais efeitos adversos e sobre o protocolo de análise de amostras adotado pelo Lacen.
Cidades que já estão realizando a vacinação: Sessenta e quatro municípios fluminenses já estão realizando vacinação contra a febre amarela: Aperibé; Araruama; Areal; Armação dos Búzios; Arraial do Cabo; Bom Jardim; Bom Jesus do Itabapoana; Cabo Frio; Cachoeiras de Macacu; Cambuci; Campos dos Goytacazes; Cantagalo; Carapebus; Cardoso Moreira; Carmo; Casimiro de Abreu; Comendador Levy Gasparian; Conceição de Macabu; Cordeiro; Duas Barras; Engenheiro Paulo de Frontin; Guapimirim; Iguaba Grande; Italva; Itaocara; Itaperuna; Itatiaia; Laje do Muriaé; Macaé; Macuco; Magé; Miguel Pereira; Miracema; Natividade; Nova Friburgo; Paty do Alferes; Paraíba do Sul; Petrópolis; Porciúncula; Quatis; Quissamã; Resende; Rio Bonito; Rio das Flores; Rio das Ostras; Saquarema; Santa Maria Madalena; Santo Antônio de Pádua; São Francisco de Itabapoana; São Fidélis; São João da Barra; São José de Ubá; São José do Vale do Rio Preto; São Pedro da Aldeia; São Sebastião do Alto; Sapucaia; Silva Jardim; Sumidouro; Tanguá; Teresópolis; Trajano de Moraes; Três Rios, Valença e Varre-Sai.
Para a Capital, a região metropolitana e os demais municípios, a data de início da vacinação continua sendo mantida para o fim do mês de março.