Governo do Rio de Janeiro Rio Poupa Tempo na Web Governo Aberto RJ
Acessibilidade na Web  Aumentar letra    Diminuir letra    Letra normal
Home Fique por dentro Notícias Notícia
09 de maio de 2017
Você sabe lavar as mãos?

Você sabe lavar as mãos?

Apesar de se um hábito básico, higienizar as mãos é uma ação que, na correria de todo dia, acaba sendo ignorada. Não deveria! No dia a dia, a lavagem de mãos previne, por exemplo, uma diarreia que muitas vezes é causada por falta de higiene na hora de tocar os alimentos, especialmente após ir ao banheiro. Por isso, lavar as mãos de forma adequada durante o preparo das refeições e antes de se alimentar é fundamental.

Assim como as pessoas comuns, os profissionais de saúde também precisam fazer deste um hábito rotineiro. Em um único dia, cada profissional de saúde interage com dezenas e até centenas de pacientes. É nesses momentos que a mão do profissional pode se transformar em um veículo condutor de doenças. A prática é tão importante que foi adotada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como uma bandeira de combate à infecção hospitalar.

Não por acaso, o Dia Mundial de Higienização das Mãos deste ano, celebrado em 5 de maio, teve como lema “A luta contra a resistência microbiana está em suas mãos”. Com a campanha, a Organização Pan-Americana da Saúde/Organização Mundial da Saúde (OMS) pretende conscientizar sobre a importância da higienização das mãos nos cuidados de saúde. Atualmente, programas que enfocam a Segurança do Paciente nos serviços de saúde tratam como prioridade o tema da higiene das mãos.

5 momentos para higienizar as mãos em serviços de saúde

  • Antes de tocar o paciente
  • Antes de realizar procedimento limpo
  • Após exposição a fluidos corporais
  • Depois que tocar o paciente
  • Sempre depois que tocar superfícies próximas ao paciente

Veja como higienizar as mãos corretamente.

Secretaria de saúde
Links interessantes:
PET Rio sem fumo Rio imagem 10 minutos salvam vidas Xô, Zika !!