Governo do Rio de Janeiro Rio Poupa Tempo na Web Governo Aberto RJ
Acessibilidade na Web  Aumentar letra    Diminuir letra    Letra normal
Home Fique por dentro Notícias Notícia
10 de maio de 2017
Gripe: gestantes devem se proteger tomando a vacina

Gripe: gestantes devem se proteger tomando a vacina

A gestação é um momento único e especial. São muitas as mudanças no corpo e algumas alterações naturais no organismo podem favorecer a queda da imunidade da grávida. Isso pode favorecer a ocorrência de infecções como a gripe. E, justamente por a mulher estar com a imunidade mais baixa, uma infecção pelo vírus da influenza pode causar complicações como, por exemplo, insuficiência respiratória grave.

Mas, se você ou alguma mulher próxima a você está grávida, calma, não há motivo para pânico! Apesar da possiblidade de contrair o vírus da influenza com a mudança da estação, as gestantes podem ficar tranquilas porque que está disponível até 26 de maio a vacina da gripe para as grávidas no Sistema Único de Saúde. A vacinação contra influenza é realizada em dose única e tem validade por um ano.

O Ministério da Saúde e a Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (FEBRASGO) recomendam a vacinação contra a influenza para todas as gestantes e puérperas (até 45 dias após o parto) na campanha de vacinação. A vacinação das gestantes é considerada prioritária pela Organização Mundial da Saúde (OMS), pois beneficia a mãe e o bebê, particularmente, os menores de seis meses de idade, que não podem receber a vacina. É importante destacar que a vacina influenza é segura e não contem substâncias que possam causar danos para o bebê na barriga da mãe.

Influenza

A gripe é uma infecção aguda que afeta o sistema respiratório causada pelo vírus da influenza. A transmissão ocorre por meio de secreções das vias respiratórias da pessoa contaminada ao falar, tossir, espirrar ou pelas mãos. Se você entrar em contato com superfícies recém-contaminadas e levar o agente infeccioso direto a boca, olhos e nariz, corre o risco de pegar a doença.

Campanha de vacinação

Nesta campanha, além de gestantes e puérperas (até 45 dias após o parto), serão vacinados indivíduos com 60 anos ou mais de idade crianças na faixa etária de 6 meses a menores de 5 anos de idade (4 anos, 11 meses e 29 dias), trabalhadores da saúde, povos indígenas, grupos portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas, população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional.

Secretaria de saúde
Links interessantes:
PET Rio sem fumo Rio imagem 10 minutos salvam vidas Xô, Zika !!