Governo do Rio de Janeiro Rio Poupa Tempo na Web Governo Aberto RJ
Acessibilidade na Web  Aumentar letra    Diminuir letra    Letra normal
Home Fique por dentro Notícias Notícia
09 de junho de 2017
Conheça os três tipos de conjuntivite

Conheça os três tipos de conjuntivite

Olhos irritados e vermelhos, coceira e secreção. Estas são as principais reclamações de quem está sofrendo de conjuntivite, uma inflamação da conjuntiva, a membrana transparente que recobre a parte branca do olho. Há três tipos: bacteriana, viral e alérgica.

As conjuntivites virais e bacterianas são bem semelhantes já que começam por um dos olhos e depois de três ou quatro dias acometem o outro. Além disso, deixam os olhos vermelhos e lacrimejando em excesso. Porém, enquanto a conjuntivite bacteriana forma pus, a viral causa apenas muco. O olho amanhece grudado e durante o dia ocorre um excesso de lágrimas. Mas os dois são muito contagiosos e isso ocorre por contato. Se você enxugar ou coçar os olhos e cumprimentar alguém ou, ainda, se secar o rosto numa toalha compartilhada, pronto.

Já as conjuntivites alérgicas podem ocorrer em pessoas que já tem predisposição a desenvolver alergias ou serem causadas pelo uso de cosméticos, perfumes ou drogas. Há dois tipos: sazonal e perene. O primeiro está associado aos meses de primavera e verão, quando ocorrem alergias sazonais. O segundo ocorre ao longo do ano e pode ser desencadeada por pelo animal, ácaros e mofo. Só o oftalmologista vai poder diagnosticar e indicar o melhor tratamento.

Cuidados e tratamentos

  • Ao aparecer os primeiros sintomas, procure ajuda de um oftalmologista.
  • Use lenços descartáveis de papel para a limpeza dos olhos. Separe talheres, toalhas e outros objetos de uso pessoal.
  • Não use água boricada. Apesar de aliviar os sintomas, a composição pode causar alergia intensa.
  • Faça compressas com água fria natural ou mineral porque isso ajuda a desinflamar e a desinchar os olhos. Seu oftalmologista vai indicar colírios para reduzir o vermelho e a inflamação.
  • Em conjuntivites virais não se usa colírios com antibióticos porque não há bactérias para matar e eles podem provocar alergia.
  • Evite tocar no rosto e lave as mãos com frequência.
  • Não nade, pois algumas bactérias podem se espalhar na água.
Secretaria de saúde
Links interessantes:
PET Rio sem fumo Rio imagem 10 minutos salvam vidas Xô, Zika !!