Governo do Rio de Janeiro Rio Poupa Tempo na Web Governo Aberto RJ
Acessibilidade na Web  Aumentar letra    Diminuir letra    Letra normal
Home Fique por dentro Notícias Notícia
13 de junho de 2017
Gripe: RJ vacina cerca de 80% do público alvo contra a gripe

Gripe: RJ vacina cerca de 80% do público alvo contra a gripe

A 19ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe imunizou 3.632.803 pessoas, de acordo com as informações repassadas ao Estado pelas prefeituras até esta terça-feira, 13/6, o que representa 79,76% da população que compõe o público-alvo para a imunização. Por conta da baixa adesão em todo o país, a campanha foi prorrogada até a última sexta-feira, dia 9 de junho, pelo Ministério da Saúde. No RJ, a orientação da Secretaria de Estado de Saúde é para que os municípios que não atingiram a meta de vacinar 90% do público alvo continuem a disponibilizar a vacina para a população, mesmo com o fim da campanha.

Apenas 19 dos 92 municípios atingiram a meta indicada pelo Ministério da Saúde. Em outras 14 cidades, a cobertura ficou abaixo dos 50%. Os demais 59 municípios tiveram percentual entre 50% e 89%. Entre os grupos prioritários, os menores percentuais de imunização são as crianças com idades a partir de 6 meses e menores de cinco anos (53,84%, o que representa 507.833 crianças vacinadas) e as gestantes (57,67%, o que representa 101.030 pessoas imunizadas).

- A vacina contra a gripe é segura e é uma medida preventiva fundamental. Por isso, a orientação do Estado é para que os municípios que ainda dispõem de vacinas em seus estoques continuem a imunizar as pessoas que busquem os postos de saúde. A gripe é uma doença considerada simples, mas que pode evoluir para casos graves, principalmente entre os grupos prioritários, portanto, esperamos que aqueles que ainda não se vacinaram ou não levaram seus filhos a uma unidade de saúde não deixem de procurar uma unidade de saúde – reforça o secretário estadual de Saúde, Luiz Antonio Teixeira Jr.

A vacina contra a gripe imuniza contra os três principais subtipos de vírus da gripe que estão em circulação – até o momento, o RJ recebeu 45 notificações de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), sendo dez causadas pelo vírus Influenza B e três, pelo vírus H1N1.

- Neste ano, estamos observando o aumento da circulação do vírus Influenza B. A vacina é a forma mais eficiente e segura de se proteger contra a doença, que pode evoluir para casos mais graves entre os grupos prioritários, mais suscetíveis às complicações que a gripe pode causar – explica Alexandre Chieppe, subsecretário de Vigilância em Saúde.da SES.

Prevenção

A transmissão dos vírus influenza acontece por meio do contato com secreções das vias respiratórias, eliminadas pela pessoa contaminada ao falar, tossir ou espirrar. Também ocorre por meio das mãos e objetos contaminados, quando entram em contato com mucosas (boca, olhos, nariz). Cuidados simples podem evitar a contaminação, como: lavar as mãos várias vezes ao dia; cobrir o nariz e a boca ao tossir e espirrar; evitar tocar o rosto; não compartilhar objetos de uso pessoal; além de evitar locais com aglomeração de pessoas. Os sintomas da gripe são: febre, tosse ou dor na garganta, além de dor de cabeça, dor muscular e nas articulações. Já o agravamento pode ser identificado por falta de ar, febre por mais de três dias, piora de sintomas gastrointestinais, dor muscular intensa e prostração (cansaço extremo).

 

Secretaria de saúde
Links interessantes:
PET Rio sem fumo Rio imagem 10 minutos salvam vidas Xô, Zika !!