Governo do Rio de Janeiro Rio Poupa Tempo na Web Governo Aberto RJ
Acessibilidade na Web  Aumentar letra    Diminuir letra    Letra normal
Home Fique por dentro Notícias Notícia
21 de junho de 2017
Engasgo: curso pode ajudar a diminuir número de mortes

Engasgo: curso pode ajudar a diminuir número de mortes

Não é raro ouvir de muitos pais a frase “levantei para ver se ele respirava”. O medo do “engasgo” é mais comum do que se imagina. Seja engolindo algum alimento ou até mesmo com a própria saliva, fato é que segundo dados da Organização Mundial da Saúde, somente em 2015, mais de 800 pessoas morreram no Brasil vítimas de inalação ou ingestão de alimentos, causando a obstrução do trato respiratório.

O analista de sistemas Rogério Lopes, de 31 anos, passou por um momento de aflição com o filho Miguel, na época com sete dias. A criança engasgou com a própria saliva, logo depois do banho dado pela mãe.

“Enquanto o arrumávamos, ele começou a se debater e a ficar roxo. Enquanto minha esposa correu para ligar para os bombeiros eu fiz o procedimento que aprendi no curso de brigadista. Em seguida ele 'voltou'. Foi muita tensão, mas graças a Deus deu tudo certo", conta.

Por conta disso, na tentativa de reverter o número de mortes causadas pelo “engasgo”, a AVASUS, uma plataforma de educação à distância, em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), está com inscrições abertas para o curso “Suporte Básico da Vida”, capacitando profissionais da área de saúde e pessoas interessadas em aprender esse tipo de socorro.

É possível realizar o curso gratuitamente e a formação conta com as ações de suporte básico de vida recomendadas pelo American Heart Association no atendimento às vítimas de parada cardiorrespiratória (PCR), parada respiratória (PR) e obstrução de Vias Aéreas pelo Corpo Estranho (OVACE).

O curso conta com a colaboração da Secretaria de Educação à Distância da UFRN (SEDIS), SAMU, Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH) e do Ministério da Saúde. Conheça mais sobre o curso aqui.

Secretaria de saúde
Links interessantes:
PET Rio sem fumo Rio imagem 10 minutos salvam vidas Xô, Zika !!