Governo do Rio de Janeiro Rio Poupa Tempo na Web Governo Aberto RJ
Acessibilidade na Web  Aumentar letra    Diminuir letra    Letra normal
Home Fique por dentro Notícias Notícia
28 de junho de 2017
Tratamento para hanseníase protege famílias

Tratamento para hanseníase protege famílias

O tratamento contra a hanseníase é importante não só para os pacientes. Segundo pesquisa do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz), a terapia contra a doença também traz benefícios para os familiares e demais pessoas que convivem na mesma casa. Isso porque, sem tratamento, o bacilo causador da doença, o Mycobacterium leprae, que é constantemente expelido pelas vias aéreas, pode infectar outras pessoas.

Pessoas que vivem no mesmo domicílio dos pacientes com hanseníase multibacilar – na qual o número de bactérias encontradas no organismo e expelidas pelas vias aéreas é alto – apresentam elevado risco de contrair a doença. Mas, de acordo com o estudo, publicado na revista científica Plos Neglected Tropical Diseases, o tratamento contribui para o fortalecimento da resposta imune dos familiares e demais contatos domiciliares, que pode ser enfraquecida pela atuação da bactéria.

Considerando estes fatores, o Ministério da Saúde recomenda a avaliação clínica dos contatos domiciliares de todos os pacientes com hanseníase, o objetivo é identificar precocemente os indivíduos doentes. Para aqueles que não apresentam sinais do agravo, é indicada a aplicação da vacina BCG. Mais conhecida pela sua aplicação na prevenção de formas graves de tuberculose em crianças, a BCG é preparada a partir do Mycobacterium bovis, uma bactéria bovina semelhante a algumas bactérias que infectam os seres humanos, incluindo o M. leprae. Pesquisas apontam que o reforço da imunização para contatos domiciliares de pacientes reduz em cerca de 50% o risco de adquirir hanseníase.

Secretaria de saúde
Links interessantes:
PET Rio sem fumo Rio imagem 10 minutos salvam vidas Xô, Zika !!