Governo do Rio de Janeiro Rio Poupa Tempo na Web Governo Aberto RJ
Acessibilidade na Web  Aumentar letra    Diminuir letra    Letra normal
Home Fique por dentro Notícias Notícia
28 de junho de 2017
Doenças de inverno: como evitar?

Doenças de inverno: como evitar?

O inverno chega e com ele, os espirros, o resfriado, a tosse, as viroses. Mas como se prevenir contra as doenças respiratórias que vêm junto com o friozinho? O Ministério da Saúde lembra a importância dos hábitos de higiene na prevenção, uma vez que o vírus permanece vivo no ambiente por até 72 horas e, em superfícies maçanetas e torneiras, por até 10 horas.

É só esfriar um pouquinho que as pessoas fecham as janelas para se protegerem do frio, por exemplo. Com o ambiente fechado, o ar não circula e nem se renova, favorecendo a proliferação de diversos tipos de vírus, inclusive o da influenza.

“Eu costumo abrir toda a casa pela manhã para o ar circular. Meu filho sofre bastante nesta época do ano, principalmente porque ele já tem rinite, então, procuro não facilitar”, conta a dona de casa Nathália Carvalho.

E é isso mesmo! Se há crianças e idosos em casa os cuidados devem ser redobrados. Lembrar sempre de lavar bem as mãos, os brinquedos e os objetos de uso comum. Quanto aos mais velhos, o risco envolve complicações consequentes de uma gripe, como a pneumonia e o agravamento de doenças crônicas, como a hipertensão e diabetes.

O Ministério da Saúde lembra que uma das formas de prevenção é a vacina contra a gripe, que por ofertada pelo governo recentemente.

O resfriado é frequentemente confundido com a gripe. São parecidos sim, mas os sintomas do resfriado costumam ser mais fracos e duram menos tempo, até quatro dias. Geralmente, as pessoas apresentam tosse, congestão nasal, coriza, dor no corpo e dor de garganta leve. A febre é menos comum e, quando surge, é baixa.

A rinite alérgica também costuma ser confundida com a gripe. Espirros, coriza, congestão nasal e irritação na garganta são frequentes. Mas a rinite não é transmissível. Ela é provocada pelo contato com a poeira, pelos de animais, poluição, mofo e alguns alimentos.

Nos primeiros sintomas, sejam de gripe, resfriado ou rinite, a recomendação do Ministério da Saúde é que as pessoas procurem o serviço de saúde mais próximo e nada de se automedicar. Isso porque tomar remédio por conta própria pode mascarar sintomas e dificultar o diagnóstico.

Prevenção

  • Lavar as mãos com água e sabão ou com álcool gel, principalmente depois de tossir ou espirrar, depois de usar o banheiro, antes de comer, antes e depois de tocar os olhos, a boca e o nariz;
  • Use lenço de papel descartável para proteger a tosse e o espirro;
  • Evite tocar os olhos, nariz ou boca após contato com lugares que podem estar contaminados como: corrimãos, bancos e maçanetas.
Secretaria de saúde
Links interessantes:
PET Rio sem fumo Rio imagem 10 minutos salvam vidas Xô, Zika !!