05 de julho de 2017
Rio de Janeiro passa a ser área de recomendação para vacinação
Os moradores do Estado do Rio de Janeiro que não receberam nenhuma dose da vacina contra a febre amarela devem ser vacinados contra a doença. Isso porque, a partir de agora, o estado faz parte da Área com Recomendação de Vacinação Permanente para Febre Amarela. Assim, quem mora ou viaja ao Rio de Janeiro deve ser vacinado.
A medida foi adotada devido aos casos de epizootias (adoecimento e morte de macacos) registrados na região, considerada área de alta densidade populacional com aumento de casos de febre amarela. O Ministério da Saúde recomenda a imunização para pessoas na faixa etária de seis meses a 59 anos de idade, que nunca tenham tomado alguma dose da vacina.
Para garantir a cobertura, o Ministério da Saúde enviará ao estado, ainda em julho, 1,5 milhão de doses da vacina. Além disso, a cada mês, serão repassadas mais 500 mil doses até imunizar toda a população. Neste ano, já foram enviadas 6,9 milhões de vacinas para o Rio de Janeiro.
“Estamos num quadro, até pela condição climática, de redução do número de casos de febre amarela. Mas o que a gente precisa principalmente da imprensa e da população, é que todos saibam que esse é o melhor momento para se vacinar. É o momento que não está tendo risco, é agir preventivamente para estarmos protegidos para o próximo ano”, disse o Secretário de Saúde do Estado do Rio de Janeiro, Luiz Antonio de Souza Teixeira Junior, durante o evento de lançamento da Campanha Estadual de Vacinação contra Febre Amarela.
Vacina entra no Calendário de Vacinação a partir de 2018
Entre janeiro e junho, a Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro (SES-RJ) já disponibilizou 5.926.305 doses de vacinas para os 92 municípios. Com base nos pedidos de reposição de lotes feitos pelas prefeituras, a estimativa da SES é de que cerca de 5 milhões de pessoas já tenham sido vacinadas e que em torno de 5 e 6 milhões de pessoas ainda receberão a vacina imunizadas.
Desde abril deste ano, o Brasil adota o esquema vacinal de apenas uma dose durante toda a vida, medida que está de acordo com as recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS). Atualmente, nenhum país do mundo utiliza mais o esquema de duas doses. Isso significa que quem já foi vacinado - em qualquer momento da vida - não precisa de dose de reforço.
Dia D
O Dia D para a vacinação está marcado para o próximo sábado (08/07), quando os postos de saúde de todos os municípios fluminenses devem convocar a população para se vacinar. É essencial que as prefeituras tracem suas estratégias de divulgação da campanha para informação aos seus habitantes. A SES irá disponibilizar peças digitais que podem ser usadas pelas prefeituras, por meio de seus canais de comunicação – www.conexaosauderj.com.br e www.febreamarelarj.com.br.