Governo do Rio de Janeiro Rio Poupa Tempo na Web Governo Aberto RJ
Acessibilidade na Web  Aumentar letra    Diminuir letra    Letra normal
Home Fique por dentro Notícias Notícia
07 de julho de 2017
SES realiza capacitação sobre tabagismo para as regiões Norte e Noroeste

SES realiza capacitação sobre tabagismo para as regiões Norte e Noroeste

Abordagem Intensiva ao Fumante. Este foi o tema da 1º Capacitação Regional para Tratamento de Cessação do Tabagismo, que a Vigilância de Doenças e Agravos não Transmissíveis, através da Área Técnica de Controle de Tabagismo da Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro (SES – RJ), realizou em parceria com o município de Miracema nos dias 4 e 5 de julho, Centro Cultural Melchiades Cardoso, em Miracema.

Voltado para as regiões Norte e Noroeste do estado, a capacitação teve 16 horas e seguiu o modelo preconizado pelo MS/INCA, dando cumprimento à Portaria GM/MS nº 571 de 05/04/2013. Esta portaria reconhece o tabagismo como fator de risco para diversas doenças crônicas, visa à expansão do tratamento para a cessação do tabagismo na rede do SUS e estabelece a identificação, acolhimento e apoio terapêutico às pessoas tabagistas em todos os pontos de atenção do SUS, prioritariamente nos serviços de Atenção Básica.

Participaram 78 profissionais de saúde do SUS de 13 municípios – Carapebus, Conceição Macabu, Itaocara, Itaperuna, Laje do Muriaé, Macaé, Miracema, Porciúncula, Santo Antônio de Pádua, São Fidélis e São José de Ubá. Destes, 69 profissionais estiveram presentes nos dois dias e concluíram devidamente a capacitação. Os demais, que estiveram presentes em apenas um dia de curso, terão a oportunidade de concluir e na próxima capacitação a ser realizada em data e local ainda não definidos.

Segundo a Área Técnica de Controle de Tabagismo, este tipo de ação com perfil regional é de grande importância. Isso porque pois, além de aumentar a adesão de municípios distantes que possuem dificuldade de acesso às capacitações na capital, promove a interação entre municípios vizinhos para a evolução qualitativa do programa.

Orientações para os coordenadores municipais

Justamente para promover a evolução do programa, a área técnica da SES dá algumas orientações aos coordenadores municipais do Programa de Controle de Tabagismo:

  • Entre em contato com os profissionais capacitados e dê o devido suporte para que possam iniciar o tratamento e as sessões estruturadas (grupos) em prática nas suas respectivas unidades de saúde.
  • Embora o conhecimento teórico seja a base, é fundamental a troca de experiências e práticas para que o profissional recém capacitado se sinta seguro para iniciar a condução dos grupos, por isso estimule visitas técnicas em unidades de saúde que já estejam com o tratamento em andamento.  
  • Busque apoio aos municípios vizinhos com mais experiências, práticas e vivências. Estas trocas melhoram e fortalecem significativamente a qualidade do trabalho e do serviço prestado à população.

SES realiza capacitação sobre tabagismo para as regiões Norte e Noroeste

Secretaria de saúde
Links interessantes:
PET Rio sem fumo Rio imagem 10 minutos salvam vidas Xô, Zika !!