Governo do Rio de Janeiro Rio Poupa Tempo na Web Governo Aberto RJ
Acessibilidade na Web  Aumentar letra    Diminuir letra    Letra normal
Home Fique por dentro Notícias Notícia
07 de julho de 2017
Com tratamento, expectativa de vida de infectados com HIV está perto do normal

Com tratamento, expectativa de vida de infectados com HIV está perto do normal

Um estudo da Universidade de Bristol publicado na revista científica britânica The Lancet indica que jovens contaminados com HIV em tratamento têm expectativa de vida "bem perto da normal". Pessoas de 20 anos que começaram o tratamento antirretroviral em 2010 já têm uma expectativa de vida 10 anos mais alta que a de jovens da mesma idade submetidos ao tratamento em 1996.

A expectativa de vida para um paciente de 20 anos de idade que começou a terapia antirretroviral depois de 2008, com baixa carga de vírus, é de 78 anos de idade - bem similar à do resto da população saudável.

A pesquisa analisou 88,5 mil pessoas com HIV de Europa e América do Norte que participaram de 18 estudos. A previsão para a expectativa de vida foi baseada em taxas de mortalidade durante os três primeiros anos seguidos do início do tratamento.

Tratamento

Segundo os autores do estudo, o sucesso dos tratamentos para o HIV é resultado do surgimento de novos remédios com menos efeitos colaterais e mais eficientes. Aliado a isso está o fato de o vírus não ter criado resistência aos remédios mais recentes. A evolução dos exames para detectar o vírus e dos programas de prevenção também podem ter ajudado.

Os médicos alertam que começar o tratamento cedo é crucial para conseguir atingir uma qualidade de vida melhor e por mais tempo. Orientação semelhante a da pela Organização Mundial da Saúde (OMS), que recomenda que a terapia antirretroviral comece o mais cedo possível depois do diagnóstico do vírus.

Terapia antirretroviral

A terapia antirretroviral envolve uma combinação de três ou mais remédios que bloqueiam o desenvolvimento normal do HIV. O tratamento permite a prevenção de danos causados pelo HIV no sistema imunológico. Este tipo de terapia foi usada pela primeira vez em 1996, mas evoluiu e remédios ainda mais eficientes descobertos recentemente têm menos efeitos colaterais do que os utilizados inicialmente.

Secretaria de saúde
Links interessantes:
PET Rio sem fumo Rio imagem 10 minutos salvam vidas Xô, Zika !!