Governo do Rio de Janeiro Rio Poupa Tempo na Web Governo Aberto RJ
Acessibilidade na Web  Aumentar letra    Diminuir letra    Letra normal
Home Fique por dentro Notícias Notícia
12 de julho de 2017
Decisão de não se vacinar facilita a propagação do sarampo, que causa mortes na Europa

Decisão de não se vacinar facilita a propagação do sarampo, que causa mortes na Europa

Os surtos de sarampo na Região Europeia da Organização Mundial da Saúde (OMS) causaram 35 mortes nos últimos 12 meses. Para Zsuzsanna Jakab, diretor regional da OMS para a Europa, estas mortes, assim como toda possível incapacidade causada por esta doença evitável por vacina é uma tragédia inaceitável.

Segundo o diretor regional, a OMS está preocupada com o fato de que, apesar de uma vacina segura, eficaz e acessível estar disponível, o sarampo continua a ser uma das principais causas de morte entre crianças em todo o mundo. Umas das razões para isso é a lacuna e baixa cobertura de imunização.

Esta lacuna permite que o vírus se espalhe tanto por quem opta por não se vacinar quanto por quem não pode ser vacinado devido a condições de saúde subjacentes. Diante disso, Em resposta, vários países estão adotando medidas como a verificação na inscrição escolar, com o objetivo de aumentar as taxas de cobertura de vacinas de rotina contra o sarampo e outras doenças.

A OMS recomenda que todas as crianças elegíveis recebam duas doses da vacina contra o sarampo. Isso também incentiva os adultos que não estão completamente imunizados ou que não têm certeza de seu status de imunidade a se vacinarem.

Leia mais

Vacinação: a melhor forma de prevenir contra doenças

Secretaria de saúde
Links interessantes:
PET Rio sem fumo Rio imagem 10 minutos salvam vidas Xô, Zika !!