14 de setembro de 2017
Ministério da Saúde lança guia sobre Saúde do Homem
Segundo dados do Ministério da Saúde, pelo menos, 31% dos homens brasileiros não têm o hábito de ir ao médico. Quando o fazem, 70% vão influenciados pela mulher ou de filhos, segundo levantamento do Centro de Referência em Saúde do Homem de São Paulo. Diante disso, em 2009, foi implantada a Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem (PNAISH).
Um dos principais objetivos da PNAISH é a promoção de ações de saúde que contribuam para a compreensão da realidade singular masculina e propiciar um melhor acolhimento no Sistema Único de Saúde (SUS). Mas, uma vez que a PNAISH reconhece que os homens buscam, quase sempre,– o serviço de saúde por meio da atenção especializada, torna-se necessário fortalecer e qualificar a atenção primária, garantindo, assim, a promoção da saúde e a prevenção do adoecimento.
É importante considerar a importância da mulher e da família nesse assunto, porque uma das formas que mais surtiram efeito para ampliar o número de homens que se cuidam foi envolver a parceira e os filhos nessa atenção preventiva. Por isso, a política possui cinco temas prioritários: acesso e acolhimento; saúde sexual e reprodutiva; paternidade e cuidado; prevenção de violências e acidentes; e doenças prevalentes na população masculina. Perceba que está tudo interligado!
Desta forma, a Coordenação Nacional de Saúde dos Homens/MS trabalha no sentido de fomentar, acompanhar e prestar cooperação aos estados e municípios visando a implantação e implementação da PNAISH, valorizando e respeitando as diversidades regionais.
Esse trabalho passa pelo Guia de Saúde do Homem para Agentes Comunitários de Saúde (ACS), cujo objetivo é trazer à tona a temática da saúde do homem, e pelo Guia do Pré-Natal do Parceiro para Profissionais de Saúde, que é uma ferramenta que busca contextualizar a importância do envolvimento consciente e ativo de homens adolescentes, jovens adultos e idosos em todas as ações voltadas ao planejamento reprodutivo e, ao mesmo tempo, contribuir para a ampliação e a melhoria do acesso e acolhimento desta população aos serviços de saúde, com enfoque na Atenção Básica.
Confira aqui os guias:
Guia de Saúde do Homem para Agente Comunitário de Saúde (ACS)
Guia do Pré-Natal do Parceiro para Profissionais de Saúde