Governo do Rio de Janeiro Rio Poupa Tempo na Web Governo Aberto RJ
Acessibilidade na Web  Aumentar letra    Diminuir letra    Letra normal
Home Fique por dentro Notícias Notícia
27 de novembro de 2017
ONU e parceiros discutem estratégia nacional para saúde de mulheres, crianças e adolescentes

ONU e parceiros discutem estratégia nacional para saúde de mulheres, crianças e adolescentes

O Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA) e a Organização Pan-Americana da Saúde/Organização Mundial da Saúde (OPAS/OMS) receberam no dia 23 de novembro representantes de outras agências da ONU, do Ministério da Saúde brasileiro, da União de Nações Sul-Americanas (UNASUL) e da sociedade civil para discutir a implementação da Estratégia Global para a Saúde das Mulheres, das Crianças e dos Adolescentes 2016-2030 no país. A iniciativa, apresentada em 2015 na Assembleia Geral das Nações Unidas e aprovada em 2016 pela Assembleia Mundial da Saúde, serve como um guia para que os governos possam aprimorar e fortalecer seus planos e estratégias nacionais.

Com o lema “sobreviver” (acabar com as mortes evitáveis), “prosperar” (promover a saúde e o bem-estar) e “transformar” (ampliar ambientes propícios), a Estratégia Global propõe, até 2030, um mundo em que todas as mulheres, crianças e adolescentes usufruam de seu direito à saúde física e mental e ao bem-estar, tenham oportunidades sociais e econômicas e possam participar plenamente da construção de sociedades prósperas e sustentáveis. O grupo é coordenado pelo UNFPA e pela OPAS/OMS, com a participação de Banco Mundial, do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), ONU Mulheres e Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/AIDS (UNAIDS).

A Estratégia Global foca no apoio aos países para que as políticas públicas de saúde efetivamente promovam a equidade e sejam voltadas aos mais vulneráveis, sem deixar ninguém para trás. Reconhece também os fatores multidisciplinares que contribuem para a melhora e para a manutenção da saúde e bem-estar, incluindo enfoques nas áreas de nutrição, educação, proteção social e recursos, como o direito à água e ao ar limpos, saneamento básico e infraestrutura.

Secretaria de saúde
Links interessantes:
PET Rio sem fumo Rio imagem 10 minutos salvam vidas Xô, Zika !!