26 de abril de 2018
E sua pressão, como está?
Silenciosa, a hipertensão é uma doença que pode e deve ser controlada com a ajuda de uma boa alimentação, hábitos saudáveis e, em alguns casos, com o auxílio de medicamento. No próximo dia 26 de abril comemora-se o Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial, a campanha é fomentada pela Sociedade Brasileira de Cardiologia. Se não controlada, a pressão alta pode causar derrame cerebral, conhecido como AVC, infarto agudo do miocárdio e doença renal crônica.
Sintomas e exames
Embora a hipertensão seja uma doença silenciosa, ou seja, muitas vezes a pessoa nem sabe que está com a pressão alta, é preciso prestar atenção em alguns sinais possíveis dados pelo organismo como: tontura, falta de ar, palpitações, dor de cabeça frequente e alteração na visão.
O que causa?
Hábitos não saudáveis, como o consumo exagerado de sal é um dos fatores que podem levar à doença. Além disso, obesidade, histórico familiar, estresse e envelhecimento também estão associados à hipertensão.
Tratamento
Embora não tenha cura, a doença pode ser controlada e isso não significa o uso contínuo de medicamentos. Porém, é imprescindível adotar um estilo de vida mais saudável, com pouca ou nenhuma ingestão de alimentos processados, redução de sal, atividade física regular, nada de cigarro e diminuir consideravelmente o consumo de álcool.