07 de maio de 2018
Manter hábitos saudáveis ajuda a enfrentar a gripe
Outono é época de... Temperaturas mais amenas, pode lembrar alguém. Mudança na coloração das flores das árvores, pode dizer outro. Quem sofre de alergia, vai logo lembrar que é a época em que as crises podem aumentar. E, junto com isso tudo, é época em que aumentam, também, os casos de resfriados e gripe.
Não por acaso foi iniciada no dia 23 de abril a Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza. Até o dia 1º de junho pessoas que fazem parte dos grupos definidos como prioritários devem se vacinar. Estes grupos são definidos por serem os que têm mais risco de ter complicações graves em decorrência da influenza.
Mas se para estas pessoas a vacina é importantíssima, para todas as demais a prevenção é fundamental. Isso incluí, claro, hábitos de higiene como lavar as mãos com frequência e cobrir a boca e o nariz usando lenços ao tossir ou espirrar, mas também uma rotina de hábitos saudáveis.
Isso mesmo! Manter hábitos saudáveis fortalece o organismo e melhora as condições de produção dos anticorpos, que vão fazer a proteção contra a doença. Ou seja, seus hábitos podem ajudar a enfrentar os sintomas e evitar as formas graves da doença.
Segundo os especialistas, muitas pessoas vão ter gripe e não vão ter complicações. São pessoas que não têm outras doenças e têm uma vida saudável, praticam esporte, tem uma alimentação equilibrada, ingerem bastante líquido, comem bastante verdura etc. Essas pessoas têm um organismo mais em condições de enfrentar uma doença, inclusive a gripe.
Após o contágio
Se a pessoa já está doente, com uma alguma infecção e com a imunidade baixa, o alerta é ainda maior em relação à alimentação. Nesses momentos, é preciso redobrar a atenção em relação à alimentação, mesmo com apetite em baixa. Além disso, quando a pessoa está doente é importante manter uma hidratação frequente e aumentar a ingestão de frutas e sucos de frutas naturais ricos em vitamina C, como laranja, limão e acerola, pois essa vitamina fortalece o sistema imunológico.
Medidas de prevenção
São cuidados também são importantes na prevenção da gripe, porque evitam a transmissão dos vírus:
- Cubra o nariz e a boca enquanto espirra ou tosse
- Evite tocar a boca e o nariz
- Lave as mãos com água e sabão e use álcool gel 70%
- Melhore a circulação de ar abrindo as janelas
- Evite muito tempo em locais com grande aglomeração de pessoas
- Mantenha hábitos saudáveis: coma bem, durma bem e faça exercícios
Vacinação
Como citamos acima, a vacinação é indicada para grupos considerados prioritários. São eles: pessoas a partir de 60 anos, crianças de seis meses a menores de cinco anos, trabalhadores de saúde, professores das redes pública e privada, povos indígenas, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), pessoas privadas de liberdade – o que inclui adolescentes e jovens de 12 a 21 anos em medidas socioeducativas - e funcionários do sistema prisional. Os portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais também devem se vacinar. Quem faz parte deste grupo deve apresentar prescrição médica no ato da vacinação.