Governo do Rio de Janeiro Rio Poupa Tempo na Web Governo Aberto RJ
Acessibilidade na Web  Aumentar letra    Diminuir letra    Letra normal
Home Fique por dentro Notícias Notícia
31 de agosto de 2018
Fiocruz recebe minicurso sobre do professor Christos Lynteris, da University of St Andrews

Fiocruz recebe minicurso sobre do professor Christos Lynteris, da University of St Andrews

O professor do Departamento de Antropologia Social da University of St Andrews, do Reino Unido, ministrará o minicurso Anthropological and Historical Approaches of Visualising Epidemics e a conferência Ethics, Aesthetics and Politics of Imaging Epidemic Emergency in the XXI Century, no Programa de Pós-graduação em História das Ciências e da Saúde da Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz). As palestras contarão com tradução simultânea e ocorrerão nos dias 5 e 6 de setembro.

As atividades acontecem no Salão de Conferência (403) do Centro de Documentação e História da Saúde – CDHS/COC (Av. Brasil, 4365 – Manguinhos/RJ). Para participar da capacitação, que tem carga horária de 8 horas, é necessário se inscrever até o dia 4 de setembro pelo e-mail ppghistoriasaude@fiocruz.br. Confira a literatura prévia sugerida pelo professor.

Sobre Christos Lynteris

Médico e antropólogo, Christos Lynteris realiza pesquisas antropológicas e históricas sobre epidemias de doenças infecciosas, infecções animais a humanas (zoonoses), cultura visual médica, medicina colonial e epidemias como eventos que representam um risco existencial para a humanidade.

Em seu atual projeto de pesquisa, Representações Visuais da Terceira Pandemia de Praga (2013-2018), tem recolhido e analisado fotografias e outros documentos visuais da terceira pandemia de peste (1855-1959). A hipótese do projeto é que o surgimento da fotografia epidêmica tem desempenhado um papel fundamental na formação de entendimentos científicos e percepções públicas das epidemias de doenças infecciosas no mundo moderno. Além disso, Lynteris investiga atualmente os aspectos da “praga visual” na China, com um foco particular em Hong Kong e na Manchúria. Em escala global, sua pesquisa envolve análise comparativa, com foco em regimes e práticas de visibilidade e invisibilidade da epidemia.

Saiba mais

Secretaria de saúde
Links interessantes:
PET Rio sem fumo Rio imagem 10 minutos salvam vidas Xô, Zika !!