Governo do Rio de Janeiro Rio Poupa Tempo na Web Governo Aberto RJ
Acessibilidade na Web  Aumentar letra    Diminuir letra    Letra normal
Home Fique por dentro Notícias Notícia
04 de setembro de 2018
Fake News fazem mal à saúde!

Fake News fazem mal à saúde!

Você já deve ter ouvido falar em fake news. A expressão em língua inglesa significa notícias falsas e é isso mesmo. Fake News são as informações noticiosas que não representam a realidade, mas que são compartilhadas na internet como se fossem verídicas, principalmente através das redes sociais. O que explica não só o termo como as próprias notícias falsas terem se tornado mais comuns. Acompanhando a evolução das ferramentas de comunicação, as Fake News vêm ampliando seus impactos no cotidiano das pessoas.

Isso pode ser especialmente preocupante quando o assunto é saúde. E, infelizmente, este é um dos temas preferidos no universo das fake news. Isso é nítido, por exemplo, ao se analisar que parte da redução do índice de vacinação nacional tem sido impactado pelas notícias falsas relacionadas às vacinas. Em números, desde março, quando o Ministério da Saúde montou um time para acompanhar as notícias falsas nas redes, mais de 185 temas enganosos foram encontrados e replicados entre milhões de usuários.

Compartilhar notícias falsas sobre a saúde, no entanto, não é situação sem consequências. Veja o caso do sarampo no país: 7 mortes e 1.553 casos foram notificados até o dia 28 de agosto. Uma doença completamente evitável. Saber que mortes e casos de doenças podem estar relacionados a má informação sobre a vacina, não é confortante. O imunizante foi acusado nas redes, por exemplo, de causar uma doença mental. Infelizmente, o tema é cíclico e, de tempos em tempos, volta a circular. Saiba: a vacina é segura e a notícia, falsa.

O Ministério da Saúde vinha realizando um rastreamento diário pelo mundo digital. Quando uma notícia falsa é encontrada, duas ações podem ser desenvolvidas: a intervenção direta no perfil de quem compartilhou o dado incorreto ou a utilização das plataformas da pasta para dar o conteúdo adequado para a população. Além disso, na última semana de agosto foi aberto mais um canal direto com o usuário por meio do WhatsApp.

O canal tem objetivo de falar diretamente com os usuários. Sempre que receber algo duvidoso você pode enviar mensagem para o número (61) 9 9289-4640.

Secretaria de saúde
Links interessantes:
PET Rio sem fumo Rio imagem 10 minutos salvam vidas Xô, Zika !!