13 de novembro de 2013
Iede realiza flashmob em comemoração do Dia Mundial do Diabetes
O Dia Mundial do Diabetes é comemorado amanhã, 14 de novembro, mas os eventos promovidos pela Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro (SES-RJ) já começaram. No Instituto Estadual de Diabetes e Endocrinologia Luiz Capriglione (Iede), por exemplo, foi realizado um flashmob no ambulatório de diabetes. Médicos, enfermeiros, funcionários e pacientes participaram da atividade. “A intenção era surpreender e chamar a atenção de todos do ambulatório. O flashmob gira em torno de uma causa e a causa maior hoje é o diabetes”, explica a chefe do serviço de diabetes do Iede, Rosane Kupfer.
Quem também abraçou a causa foi a atriz Simone Soares, que possui familiares diabéticos. Ela, que cantou e dançou com as crianças, ficou emocionada por participar de uma ação tão importante. “Estou me sentindo muito feliz por estar aqui, poder ajudar um pouquinho e cantar com essas crianças! Fiquei muito emocionada e achei tudo super bacana”, conta. Vestidos de azul – cor da campanha – as crianças do grupo de teatro do Iede apresentaram um jingle criado especialmente para a data.
Todos os integrantes do grupo são diabéticos e estão em tratamento. Eles têm aulas de teatro a cada quinze dias na unidade de educação do Iede. Para Rosane, esta parte educacional e de motivação tem um papel importante no tratamento de crianças e adolescentes. “Eles ainda não têm um entendimento, conhecimento e nem uma percepção de futuro. Então, este trabalho é muito importante para conscientizar que o cuidado desde o início vai determinar, no futuro, uma melhor qualidade de vida e saúde”, afirma.
A conscientização da doença para o público infantil também envolve a família. Durante as aulas de teatro, os pais se reúnem com psicólogos para tirar dúvidas. “Acreditamos que a relação da família com a criança é muito importante, por isso, fazemos de tudo para que elas tenham uma vida praticamente normal”, diz Rosane.
O Iede também está promovendo palestras durante esta semana. Os temas são: “O que é o diabetes?”, “Monitorizando a glicemia”, “O lanche na escola” e “Cuide de suas emoções”. Além destas atividades, que marcam o Dia Mundial do Diabetes, diariamente a unidade exibe vídeos educativos sobre a doença.
Dia Mundial do Diabetes
O dia 14 de novembro foi definido como o Dia Mundial do Diabetes pela Federação Internacional de Diabetes (IDF), entidade vinculada à Organização Mundial da Saúde (OMS), e introduzido no calendário em 1991 como resposta ao alarmante crescimento da doença em todo o mundo. O objetivo da data é promover campanhas de prevenção e garantir o tratamento adequado e gratuito aos pacientes. O diabetes atinge cerca de 14 milhões de brasileiros e 370 milhões de pessoas em todo o mundo.
Leia mais:
Dia Mundial do Diabetes: ações na rede estadual de saúde reforçam a importância da prevenção