Governo do Rio de Janeiro Rio Poupa Tempo na Web Governo Aberto RJ
Acessibilidade na Web  Aumentar letra    Diminuir letra    Letra normal
Home Fique por dentro Notícias Notícia
18 de novembro de 2013
Hospital da Criança promove campanha “Doe sangue, doe sonhos”

Hospital da Criança promove campanha “Doe sangue, doe sonhos”

O Hospital Estadual da Criança, localizado em Vila Valqueire, promoveu neste sábado (16/11) a campanha “Doe sangue, doe sonhos", que tem como objetivo fidelizar doadores para atender os pacientes da unidade de saúde. A iniciativa contou com o apoio do Instituto Estadual de Hematologia Arthur de Siqueira Cavalcanti – Hemorio -, que disponibilizou uma van para levar os colaboradores, que residem em bairros no entorno do Hospital da Criança, até o Centro, onde fica localizado o Hemorio. Esta é a segunda mobilização feita pelos dois parceiros.

- Demos início agora ao processo de captação externa. Esta é a segunda visita para doação. Este sangue recolhido será direcionado ao hospital. A cada mês estaremos enviando um grupo de doadores, de pessoas da comunidade do entorno. Queremos tornar a doação periódica, este é o nosso planejamento. Estamos com uma demanda cada vez maior. A ação é promovida pelo Grupo de Apoio à Família e pela Agência Transfusional de Sangue da unidade de saúde – explicou o assistente social do Hospital da Criança, Fabrício José Giffoni da Silva.

A van usada para pegar e levar os doares de volta para suas residências faz parte de um projeto do Hemorio chamado Campanha Caravana Solidária.

- Percebíamos que muitas pessoas queriam doar, mas tinham dificuldade de vir, por questões econômicas ou até pela distância. Hoje temos uma van moderna, com ar-condicionado. A doação é fundamental. Uma bolsa de sangue pode salvar até quatro vidas – ressaltou a assistente social do Hemorio, Elisa Sales.

No total, 19 pessoas participaram da doação de sangue. O grupo, composto em sua maioria por jovens, é frequentador da Igreja Evangélica Missionária Avante para Jesus Cristo de Quintino.

- Sabemos que existem muitas crianças necessitando de sangue. Muitas vezes esquecemos como é necessária uma doação. Tenho, por exemplo, um neto de cinco anos e não sabemos o dia de amanhã. É importante este tipo de ação, que sensibiliza as pessoas para que doem – disse a dona de casa Bárbara Pacheco, de 45 anos. Ela se comprometeu a doar sangue mensalmente, para ajudar a quem precisa.

Moradora de Piedade, a esteticista Maíra Rosa, de 24 anos, também estará disponível para doação sempre que for necessário. Ela aprovou a iniciativa do Hospital da Criança, em parceria com o Hemorio.

- Precisamos ficar mais conscientes. A doação é muito rápida e fácil. Não há porque não ajudarmos crianças que precisam. São vidas que estão em jogo – afirmou.

O Hospital Estadual da Criança é a primeira unidade do estado do Rio de Janeiro voltada para atendimento pediátrico. A unidade conta com 58 leitos de enfermaria, 16 de UTI neonatal, 10 de UTI pediátrica, 4 salas cirúrgicas, 4 consultórios de ambulatório, 1 consultório odontológico e 1 oficina de próteses e oferece exames de ultrassonografia, tomografia computadorizada, ecocardiografia e broncoscopia, além de serviços de quimioterapia ambulatorial, fisioterapia motora e respiratória, terapia ocupacional e apoio psicológico para pacientes e familiares. O hospital tem capacidade para realizar 8.400 consultas ambulatoriais, 3.360 procedimentos cirúrgicos de alta complexidade e 2.400 quimioterapias por ano.

Gestão – Desde abril de 2012 a Secretaria de Estado de Saúde vem reorientando o modelo de gestão e atenção à saúde no Estado do Rio de Janeiro no intuito de melhorar a prestação dos serviços e a satisfação do usuário. A implementação dessa nova forma de administração tem como objetivos reduzir custo, melhorar a gestão e garantir um atendimento de qualidade à população.

O Hospital Estadual da Criança foi viabilizado a partir de um contrato com a Rede D'Or São Luiz, que cedeu o prédio - onde antes funcionava o Hospital Rio de Janeiro - e passa a gerenciar o serviço público através da Organização Social com o Instituto D'Or de Gestão de Saúde Pública, fornecendo todos os recursos humanos e materiais necessários ao adequado funcionamento do hospital, dentro dos parâmetros e diretrizes estabelecidos pela Secretaria.

Secretaria de saúde
Links interessantes:
PET Rio sem fumo Rio imagem 10 minutos salvam vidas Xô, Zika !!