Governo do Rio de Janeiro Rio Poupa Tempo na Web Governo Aberto RJ
Acessibilidade na Web  Aumentar letra    Diminuir letra    Letra normal
Home Informações técnicas Vigilância em saúde

Desastres

Podemos definir desastre por: interrupção grave do funcionamento de uma comunidade ou sociedade que causa perdas humanas e/ou importantes perdas materiais, econômicas ou ambientais que excedam a capacidade da comunidade ou sociedade afetada para fazer frente à situação, utilizando seus próprios recursos.

Os desastres ocorrem porque existem condições de risco, eles são únicos e com efeitos diferentes, já que cada zona afetada tem condições sociais, econômicas, políticas, climáticas, geográficas e sanitárias específicas.

 

ATUAÇÃO DA SVEA

Os desastres comprometem a rotina das pessoas e os processos de desenvolvimento das cidades. Por isso a SES por meio da SVEA possui em sua estrutura organizacional uma equipe de técnicos que monitora as informações sobre a ocorrência de eventos em todo o Estado, utilizando para isso informações fornecidas pelos profissionais dos municípios e veiculadas na mídia.

Na área de prevenção sua função é assessorar os municípios na estruturação e implantação do programa Vigidesastres, visando à identificação e redução dos riscos existentes.

Na ocorrência de um evento técnicos da SVEA participam, juntamente com os técnicos municipais da avaliação dos danos e necessidades em saúde em situação de desastre.

Nesta atividade avalia-se a realização de ações regionais, quando os eventos afetam mais de um município.

Cabe ressaltar que todas essas ações são realizadas em parceria com a Secretaria de Defesa Civil Estadual.

Nos links abaixo é possível ter acesso ao Programa Nacional do Vigidesastre, bem como os instrumentos de coleta de dados elaborados por técnicos da SVS com o objetivo de possibilitar um rápido diagnóstico do evento e da população afetada.

 

OFICINAS DE DESASTRES

A equipe técnica da SVEA se dispõe a qualquer tempo e momento colaborar para esclarecimento de qualquer dúvida dos municípios a fim de fomentar a construção de um plano de contingência que beneficie sua população com ações rápidas, coerentes e eficazes. Uma das formas de colaborar com isso é a realização de oficinas de apoio aos municípios para monitoramento da construção dos Planos de contingência de Desastres em todas as regiões do Estado do Rio de Janeiro. Nestas oficinas é feita uma explanação conceitual sobre desastre natural e gestão de risco; exercício prático sobre desenvolvimento de ações pós evento; apresentação e explicação da matriz elaborada pela SVEA, para orientação da construção dos planos de contingência.

Plano de Contingência da Família
 

Matriz da SVEA para elaboração do Plano de Contingência do Município

Plano de Contingência da Família    

 

 


DOCUMENTOS IMPORTANTES

Desastres Naturais e Saúde no Brasil

Programa Nacional de Vigilância em Saúde Ambiental dos Riscos Decorrentes dos Desastres Naturais - VIGIDESASTRES

Levantamento Preliminar de dados sobre Desastre Natural

Instrumento de avaliação da unidades de saúde

Diagnóstico de situação de abrigo
 

 

Secretaria de saúde
Links interessantes:
PET Rio sem fumo Rio imagem 10 minutos salvam vidas Xô, Zika !!